Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3864
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Representações midiáticas do lambadão cuiabano : dinâmicas de comunicação, cultura e identidade
Autor(es): Amarilio Neto, João Batista
Orientador(a): Mattos, Aclyse de
Membro da Banca: Mattos, Aclyse de
Resumo : Este artigo investiga as representações midiáticas do Lambadão Cuiabano, uma manifestação cultural de forte impacto na região. Através da análise de vídeos datados de 1999 e 2015, o estudo examina as transformações nas abordagens midiáticas e sua influência na percepção da cultura local. Utilizando referências teóricas que abordam comunicação, cultura, gênero e identidade, exploramos como a mídia influencia a construção e disseminação de narrativas culturais, e como essas representações impactam a cultura e identidade do Lambadão Cuiabano. As análises revelam tanto persistências quanto mudanças nas representações ao longo do tempo, destacando a importância da contextualização histórica e social na compreensão das narrativas midiáticas. Este estudo contribui para a compreensão das dinâmicas comunicativas e expressões culturais presentes no Lambadão Cuiabano, além de ressaltar o papel crucial da mídia na construção das identidades culturais e na valorização de manifestações populares regionais.
Palavra-chave: Lambadão mato-grossense
Representações midiáticas
Cultura popular
Identidade cultural
Gênero
Comunicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Curso: Publicidade e Propaganda - CUC
Referência: AMARILIO NETO, João Batista. Representações midiáticas do lambadão cuiabano: dinâmicas de comunicação, cultura e identidade. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3864
Data defesa documento: 23-Out-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_João Batista Amarilio Neto.pdf386.29 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.