Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Paulo Victor de Souza-
dc.date.accessioned2024-03-08T13:40:41Z-
dc.date.available2023-10-11-
dc.date.available2024-03-08T13:40:41Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.identifier.citationCOSTA, Paulo Victor de Souza. Crime de racismo nos jogos online: problemas e aplicabilidade no direito brasileiro. 2023. 66 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3940-
dc.description.abstractElectronic games are an entertainment platform that has been growing steadily over the years, especially as society becomes increasingly technologically oriented. A significant catalyst in the popularization of video games was the COVID-19 pandemic, which led more and more people to enter the world of gaming. However, with the increase in the number of players, there has also been a rise in the number of crimes committed in games, particularly in online gaming. Among the crimes committed in games, racism stands out, having gradually grown in recent years, primarily due to the increasing visibility of structural racism in society. With modernization, racism has increasingly manifested itself as a digital crime.The occurrence of such crimes in online games has turned the online gaming environment into a hostile and inhospitable space, driving away players who experience any form of offense and, to some extent, discouraging people from entering the world of gaming. Much of this is due to problems in the application of Brazilian legislation to digital crimes, especially within the context of online games, as it is a relatively new and modern phenomenon. Thus, the central objective of this study is to analyze and reflect upon the challenges of applying Brazilian legal norms to racism-related crimes in online games, and to consider how the gaming environment can become more welcoming for both existing players and those who may wish to join it in the future.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-03-07T15:39:32Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Paulo Victor de Souza Costa.pdf: 627333 bytes, checksum: 4d9cad66d46775c89992158113d100a7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-03-08T13:40:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Paulo Victor de Souza Costa.pdf: 627333 bytes, checksum: 4d9cad66d46775c89992158113d100a7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-03-08T13:40:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Paulo Victor de Souza Costa.pdf: 627333 bytes, checksum: 4d9cad66d46775c89992158113d100a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-08T13:40:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Paulo Victor de Souza Costa.pdf: 627333 bytes, checksum: 4d9cad66d46775c89992158113d100a7 (MD5) Previous issue date: 2023-10-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCrime de racismo nos jogos online: problemas e aplicabilidade no direito brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Scaloppe, Luana Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6076849177862326pt_BR
dc.contributor.referee1Scaloppe, Luana Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6076849177862326pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Osmilto Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1707773394230461pt_BR
dc.contributor.referee3Marques, Paulo Henrique Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6960348202690540pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9619828327825008pt_BR
dc.description.resumoOs jogos eletrônicos são uma plataforma de entretenimento que vem crescendo cada vez mais com o passar dos anos, principalmente com a sociedade se tornando cada vez mais tecnológica. Um grande catalizador nessa popularização dos games foi a pandemia da Covid-19 que fez com que cada vez mais pessoas passassem a ingressar no mundo dos games. Porém, com o aumento no número de jogadores, aumentou-se também o número de crimes cometidos nos jogos, principalmente nos jogos na modalidade online. Dentre os crimes cometidos nos jogos enfatiza-se o crime de racismo, que cresceu gradativamente nos últimos anos, principalmente pelo fato de que cada vez mais fica evidente o racismo estrutural na sociedade, e que com a modernização o racismo passou-se a ocorrer bastante na figura de crime digital. A ocorrência de tais crimes nos jogos online vem fazendo com que o ambiente dos jogos online passe a ser um ambiente hostil e inóspito, afastando os jogadores que sofrem algum tipo de ofensa e de certa forma fazendo com que pessoas desistam de ingressar no mundo dos games. Muito disto se dá por problemas da aplicação da legislação brasileira em crimes digitais, e principalmente dos jogos online, por se tratar de algo consideravelmente novo e moderno. Desta forma, o objetivo central do presente trabalho é analisar e refletir sobre os problemas da aplicação das normas do direito brasileiro nos crimes de racismo nos jogos online, e assim refletir sobre como o ambiente dos games pode passar a ser mais acolhedor, tanto para os jogadores que já estão neste mundo dos games quanto para pessoas que possam vir a ingressar no tal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programDireito - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.subject.keywordjogos eletônicospt_BR
dc.subject.keywordgamespt_BR
dc.subject.keywordracismopt_BR
dc.subject.keywordracismo estruturalpt_BR
dc.subject.keywordcrimes digitaispt_BR
dc.subject.keywordcrimes nos gamespt_BR
dc.subject.keywordambiente dos jogos eletrônicospt_BR
dc.subject.keywordlegislação brasileirapt_BR
dc.subject.keyword2electronic gamespt_BR
dc.subject.keyword2gamespt_BR
dc.subject.keyword2racismpt_BR
dc.subject.keyword2structural racismpt_BR
dc.subject.keyword2digital crimept_BR
dc.subject.keyword2crimes in online gamespt_BR
dc.subject.keyword2gaming environmentpt_BR
dc.subject.keyword2brazilian legislationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Direito - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Paulo Victor de Souza Costa.pdf612.63 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.