Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3940
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Paulo Victor de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T13:40:41Z | - |
dc.date.available | 2023-10-11 | - |
dc.date.available | 2024-03-08T13:40:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Paulo Victor de Souza. Crime de racismo nos jogos online: problemas e aplicabilidade no direito brasileiro. 2023. 66 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3940 | - |
dc.description.abstract | Electronic games are an entertainment platform that has been growing steadily over the years, especially as society becomes increasingly technologically oriented. A significant catalyst in the popularization of video games was the COVID-19 pandemic, which led more and more people to enter the world of gaming. However, with the increase in the number of players, there has also been a rise in the number of crimes committed in games, particularly in online gaming. Among the crimes committed in games, racism stands out, having gradually grown in recent years, primarily due to the increasing visibility of structural racism in society. With modernization, racism has increasingly manifested itself as a digital crime.The occurrence of such crimes in online games has turned the online gaming environment into a hostile and inhospitable space, driving away players who experience any form of offense and, to some extent, discouraging people from entering the world of gaming. Much of this is due to problems in the application of Brazilian legislation to digital crimes, especially within the context of online games, as it is a relatively new and modern phenomenon. Thus, the central objective of this study is to analyze and reflect upon the challenges of applying Brazilian legal norms to racism-related crimes in online games, and to consider how the gaming environment can become more welcoming for both existing players and those who may wish to join it in the future. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-03-07T15:39:32Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Paulo Victor de Souza Costa.pdf: 627333 bytes, checksum: 4d9cad66d46775c89992158113d100a7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-03-08T13:40:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Paulo Victor de Souza Costa.pdf: 627333 bytes, checksum: 4d9cad66d46775c89992158113d100a7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-03-08T13:40:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Paulo Victor de Souza Costa.pdf: 627333 bytes, checksum: 4d9cad66d46775c89992158113d100a7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-08T13:40:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Paulo Victor de Souza Costa.pdf: 627333 bytes, checksum: 4d9cad66d46775c89992158113d100a7 (MD5) Previous issue date: 2023-10-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Crime de racismo nos jogos online: problemas e aplicabilidade no direito brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Scaloppe, Luana Machado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6076849177862326 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Scaloppe, Luana Machado | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6076849177862326 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Osmilto Moreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1707773394230461 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Marques, Paulo Henrique Gomes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6960348202690540 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9619828327825008 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os jogos eletrônicos são uma plataforma de entretenimento que vem crescendo cada vez mais com o passar dos anos, principalmente com a sociedade se tornando cada vez mais tecnológica. Um grande catalizador nessa popularização dos games foi a pandemia da Covid-19 que fez com que cada vez mais pessoas passassem a ingressar no mundo dos games. Porém, com o aumento no número de jogadores, aumentou-se também o número de crimes cometidos nos jogos, principalmente nos jogos na modalidade online. Dentre os crimes cometidos nos jogos enfatiza-se o crime de racismo, que cresceu gradativamente nos últimos anos, principalmente pelo fato de que cada vez mais fica evidente o racismo estrutural na sociedade, e que com a modernização o racismo passou-se a ocorrer bastante na figura de crime digital. A ocorrência de tais crimes nos jogos online vem fazendo com que o ambiente dos jogos online passe a ser um ambiente hostil e inóspito, afastando os jogadores que sofrem algum tipo de ofensa e de certa forma fazendo com que pessoas desistam de ingressar no mundo dos games. Muito disto se dá por problemas da aplicação da legislação brasileira em crimes digitais, e principalmente dos jogos online, por se tratar de algo consideravelmente novo e moderno. Desta forma, o objetivo central do presente trabalho é analisar e refletir sobre os problemas da aplicação das normas do direito brasileiro nos crimes de racismo nos jogos online, e assim refletir sobre como o ambiente dos games pode passar a ser mais acolhedor, tanto para os jogadores que já estão neste mundo dos games quanto para pessoas que possam vir a ingressar no tal. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Direito - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.subject.keyword | jogos eletônicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | games | pt_BR |
dc.subject.keyword | racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | racismo estrutural | pt_BR |
dc.subject.keyword | crimes digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | crimes nos games | pt_BR |
dc.subject.keyword | ambiente dos jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | legislação brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | electronic games | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | games | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | racism | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | structural racism | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | digital crime | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | crimes in online games | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | gaming environment | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | brazilian legislation | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Direito - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Paulo Victor de Souza Costa.pdf | 612.63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.