Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3944
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Carolina Rodrigues da-
dc.date.accessioned2024-03-08T14:23:14Z-
dc.date.available2023-06-05-
dc.date.available2024-03-08T14:23:14Z-
dc.date.issued2023-05-25-
dc.identifier.citationSILVA, Carolina Rodrigues da. Da escola para a revista: uma análise das abordagens pedagógicas em publicações sobre ensino de genética. 2023. 42 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3944-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze approaches to teaching genetics in the context of primary and secondary education, through proposals and classroom experiences published in Revista Genética na Escola. This type of research is necessary, as there are several aspects that hinder the teaching of genetics in Brazilian schools, including the scarce use of innovative approaches that are not tied to traditional teaching. We selected 99 articles that describe classroom proposals and experiences, through a review of publications in the magazine Genética na Escola (volume 01 to volume 18). We classified the articles in the categories of teaching concepts: “Technical teaching” (57% of the articles), “Practical teaching” (30% of the articles) and “Critical/emancipatory teaching” (12% of the articles). we found 14 (fourteen) types of different teaching approaches: didactic game, simulation, investigation, didactic model, experiment, film, online tool, scientific theater, narrated story, video and folder, comic book, interdisciplinary project, case study and Flipped classroom. Most of the magazine's teaching approaches are developed with concepts of "Technical teaching" primarily promoting the fixation of content, leading us to reflect on the importance of encouraging the use of innovative methodologies such as those developed in the category of concepts of "Critical teaching / emancipatory”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-03-08T14:22:30Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Carolina Rodrigues da Silva.pdf: 854022 bytes, checksum: c05aa6bdd4215f66f09f5c32e9fd8529 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-03-08T14:23:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Carolina Rodrigues da Silva.pdf: 854022 bytes, checksum: c05aa6bdd4215f66f09f5c32e9fd8529 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-08T14:23:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Carolina Rodrigues da Silva.pdf: 854022 bytes, checksum: c05aa6bdd4215f66f09f5c32e9fd8529 (MD5) Previous issue date: 2023-05-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDa escola para a revista: uma análise das abordagens pedagógicas em publicações sobre ensino de genéticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Abril, Vanessa Veltrini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6948329032282561pt_BR
dc.contributor.referee1Abril, Vanessa Veltrini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6948329032282561pt_BR
dc.contributor.referee2Paiva, Ayane de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373963515950534pt_BR
dc.contributor.referee3Pignati, Marina Teófilo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8749424208573353pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2354725596171676pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve o objetivo de analisar abordagens de ensino de genética no contexto do ensino fundamental e médio, por meio de propostas e experiências de sala de aula publicadas na Revista Genética na Escola. Esse tipo de pesquisa é necessário, pois existem vários aspectos que dificultam o ensino de genética nas escolas brasileiras, entre eles o escasso uso de abordagens inovadoras que não se prendam ao ensino tradicional. Selecionamos 99 artigos que descrevem propostas e experiências de sala de aula, por meio de uma revisão das publicações na revista Genética na Escola (volume 01 até o volume 18). Classificamos os artigos nas categorias de concepções de ensino: “Ensino técnico” (57% dos artigos), “Ensino prático” (30% dos artigos) e “Ensino crítico/emancipatório” (12% dos artigos). Encontramos 14 (quatorze) tipos de abordagens de ensino diferentes: jogo didático, simulação, investigação, modelo didático, experimento, filme, ferramenta online, teatro científico, história narrada, vídeo e folder, história em quadrinho, projeto interdisciplinar, estudo de caso e sala de aula invertida. A maioria das abordagens de ensino da revista são desenvolvidas com concepções de “Ensino técnico” promovendo prioritariamente a fixação do conteúdo, nos levando a refletir sobre a importância de incentivar o uso de metodologias inovadoras como as apresentadas na categoria de concepções de “Ensino crítico/emancipatório”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programCiências Biológicas - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.keywordensino de Biologiapt_BR
dc.subject.keywordestratégias de ensinopt_BR
dc.subject.keywordensino básicopt_BR
dc.subject.keyword2Biology teachingpt_BR
dc.subject.keyword2teaching strategiespt_BR
dc.subject.keyword2basic educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Carolina Rodrigues da Silva.pdf834.01 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.