Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Aniele Maria Moreira de-
dc.date.accessioned2024-04-25T13:39:12Z-
dc.date.available2024-04-24-
dc.date.available2024-04-25T13:39:12Z-
dc.date.issued2024-04-19-
dc.identifier.citationJESUS, Aniele Maria Moreira. Proposta de uma metodologia ágil baseada em Lean Ux. Orientador: Joyce Aline de Oliveira Marins. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Várzea Grande, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3958-
dc.description.abstractThis work proposes a simplified approach to implementing a methodology based on Lean UX, focusing on its core aspects and reducing unnecessary steps. Lean UX is a user-centered design approach based on the principles of Lean Thinking and Agile methodology. Unlike traditional design approaches, which can be lengthy and costly, Lean UX focuses on rapid prototyping and constant iteration based on user feedback. It prioritizes collaboration among multidisciplinary teams, promoting effective communication and quick decision-making. One distinctive feature of Lean UX is the "build-measure-learn" concept. This involves creating small design increments, testing them quickly in the market, and learning from the results to iteratively improve the product. This iterative approach allows teams to reduce waste of time and resources, focusing on what is truly valuable to users. Another important aspect of Lean UX is the emphasis on real-time collaboration and co-creation with users. This can be achieved through collaborative design workshops, brainstorming sessions, and continuous usability testing. These practices help ensure that the final product meets real user needs and that design decisions are based on empirical evidence. The Lean UX methodology is gradually gaining recognition in technological environments due to its advantages, such as flexibility, agility in implementation, and ease of learning. In this context, this study aims not only to understand and analyze the Lean UX methodology, but also to collect data on the challenges faced in implementing traditional agile methodologies. The goal is to identify the best way to adapt and adjust the Lean UX methodology to effectively apply it in teams with time and resource constraints, providing a more fluid and efficient implementation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alexjerry1@gmail.com) on 2024-04-25T13:38:52Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Aniele Maria Moreira de Jesus.pdf: 358992 bytes, checksum: d6e6990edc278cfeef0978955f5ffc35 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Alves Almeida (alexjerry1@gmail.com) on 2024-04-25T13:39:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Aniele Maria Moreira de Jesus.pdf: 358992 bytes, checksum: d6e6990edc278cfeef0978955f5ffc35 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-25T13:39:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Aniele Maria Moreira de Jesus.pdf: 358992 bytes, checksum: d6e6990edc278cfeef0978955f5ffc35 (MD5) Previous issue date: 2024-04-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposta de uma metodologia ágil baseada em Lean Uxpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marins, Joyce Aline de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4242028973790027pt_BR
dc.contributor.referee1Marins, Joyce Aline de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4242028973790027pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Diogo Henrique Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7941421723739379pt_BR
dc.contributor.referee3Guarienti, Gracyeli Santos Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0747970997222751pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma abordagem simplificada para a implementação de uma metodologia baseada em Lean UX, focando em seus aspectos centrais e reduzindo etapas desnecessárias. Lean UX é uma abordagem de design centrada no usuário que se baseia nos princípios do Lean Thinking e da metodologia Agile. Ao contrário de abordagens tradicionais de design, que podem ser longas e caras, o Lean UX enfoca a criação rápida de protótipos e iteração constante com base no feedback dos usuários. Ele prioriza a colaboração entre equipes multidisciplinares, promovendo a comunicação eficaz e a tomada de decisões rápidas. Uma das características distintivas do Lean UX é o conceito de "build-measure-learn" (construir-medir-aprender). Isso envolve a criação de pequenos incrementos de design, testando-os rapidamente no mercado e aprendendo com os resultados para iterar e melhorar continuamente o produto. Essa abordagem iterativa permite que as equipes reduzam o desperdício de tempo e recursos, concentrando-se no que é realmente valioso para os usuários. Outro aspecto importante do Lean UX é a ênfase na colaboração em tempo real e na co-criação com os usuários. Isso pode ser alcançado por meio de workshops de design colaborativo, sessões de brainstorming e testes de usabilidade contínuos. Essas práticas ajudam a garantir que o produto final atenda às necessidades reais dos usuários que as decisões de design sejam baseadas em evidências empíricas. A metodologia Lean UX está gradualmente ganhando reconhecimento em ambientes tecnológicos devido às suas vantagens, como flexibilidade, agilidade na implementação e facilidade de aprendizado. Nesse contexto, este estudo busca não apenas compreender e analisar a metodologia Lean UX, mas também coletar dados sobre os desafios enfrentados na implementação de metodologias ágeis tradicionais. O objetivo é identificar a melhor forma de adaptar e ajustar a metodologia Lean UX para poder ser eficazmente aplicada em equipes com restrições de tempo e recursos, proporcionando uma implementação mais fluida e eficiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Computação - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.keywordAplicações Informáticaspt_BR
dc.subject.keywordAutomaçãopt_BR
dc.subject.keywordComputadores e desenvolvimento Informáticapt_BR
dc.subject.keywordProgramaçãopt_BR
dc.subject.keywordAplicaçãopt_BR
dc.subject.keywordProgramas de computadorpt_BR
dc.subject.keyword2Computer applicationspt_BR
dc.subject.keyword2Automationpt_BR
dc.subject.keyword2Computers and developmentpt_BR
dc.subject.keyword2Computer programmingpt_BR
dc.subject.keyword2Application softwarept_BR
dc.subject.keyword2Computer programspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Computação - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Aniele Maria Moreira de Jesus.pdf350.58 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.