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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de genética mendeliana na educação básica de Mato Grosso sob a perspectiva de professores
Autor(es): Silva, Eliane Marinho dos Santos
Orientador(a): Abril, Vanessa Veltrini
Membro da Banca: Abril, Vanessa Veltrini
Membro da Banca: Paiva, Ayane de Souza
Membro da Banca: Brasil, Danielle Regina Gomes Ribeiro
Resumo : Entre os conteúdos de Biologia aplicados no ensino médio, os temas sobre genética estão entre os mais desafiadores, tanto para os alunos como para os professores, devido ao grande número de conceitos e às dificuldades de compreensão e assimilação. Tais dificuldades prejudicam a aquisição de conhecimentos científicos, o desenvolvimento do pensamento conceitual dos estudantes e a utilização destes conceitos em situações fora do contexto escolar. Considerando estes fatos, este estudo teve por objetivo avaliar o ensino de genética mendeliana na educação básica, buscando conhecer as práticas docentes relacionadas ao ensino de Genética Mendeliana e identificar as possíveis dificuldades e limitações sob a perspectiva de professores de Ciências e Biologia no Ensino Médio no Estado de Mato Grosso. Para tanto foi realizada uma pesquisa de levantamento de dados por meio de um questionário online direcionado a professores de Ciências e Biologia. Participaram desta pesquisa 46 professores atuantes na educação básica em diferentes municípios do estado. As análises qualiquantitativas de natureza descritiva e interpretativa das respostas revelaram que os professores de ciências e biologia que atuam na educação básica apresentam limitações e dificuldades no exercício de suas práticas docentes no ensino de genética mendeliana. Os dados apontam que apesar dos esforços para promover uma aprendizagem relevante, a maioria dos professores apresenta limitações para cumprir o cronograma de ensino e suprir as demandas de seus alunos. Os problemas identificados devemse, em parte, aos fatores: formação inicial docente insatisfatória e formação continuada escassa, redução do número de aulas de biologia, defasagem de aprendizagem dos alunos nas séries anteriores e escassez de laboratório didático de ciências e materiais pedagógicos.
Resumo em lingua estrangeira: Among the Biology content applied in high school, topics on genetics are among the most challenging, both for students and teachers, due to the large number of concepts and difficulties in understanding and assimilating. Such difficulties hinder the acquisition of scientific knowledge, the development of students' conceptual thinking and the use of these concepts in situations outside the school context. Considering these facts, this study aimed to evaluate the teaching of Mendelian genetics in basic education, seeking to understand teaching practices related to the teaching of Mendelian Genetics and identify possible difficulties and limitations from the perspective of Science and Biology teachers in high school in State of Mato Grosso. To this end, a data collection survey was carried out using an online questionnaire aimed at Science and Biology teachers. 46 teachers working in basic education in different municipalities in the state participated in this research. Quali-quantitative analyzes of a descriptive and interpretative nature of the responses revealed that science and biology teachers who work in basic education have limitations and difficulties in carrying out their teaching practices in teaching Mendelian genetics. The data shows that despite efforts to promote relevant learning, most teachers have limitations in complying with the teaching schedule and meeting the demands of their students. The problems identified are due, in part, to the factors: unsatisfactory initial teacher training and scarce continuing training, reduction in the number of biology classes, student learning lag in previous grades and scarcity of teaching science laboratories and teaching materials.
Palavra-chave: ensino de mendelismo
metodologias de ensino
desafios e dificuldade no ensino
práticas docentes
Palavra-chave em lingua estrangeira: teaching mendelism
teaching methodologies
challenges and difficulties in teaching
teaching practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Ciências Biológicas - CUA
Referência: SILVA, Eliane Marinho dos Santos. O ensino de genética mendeliana na educação básica de Mato Grosso sob a perspectiva de professores. 2024. 46 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3970
Data defesa documento: 12-Apr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

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