Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/402
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A microbiologia no ensino em saúde : trabalho com alunos do ensino fundamental em Nova Marilândia - MT
Autor(es): Silva, Mayara Nogueira
Orientador(a): Lima, Zoraidy Marques de
Membro da Banca: Lima, Zoraidy Marques de
Resumo : O ensino da microbiologia contribui para que os alunos conheçam os microrganismos e sua influência sobre o ser humano e o meio ambiente. O conhecimento auxilia na formação de um senso crítico pelas crianças no qual podem avaliar processos benéficos e de malefícios a saúde, como também reconhecer alguns produtos no qual microrganismos participam da produção. É necessário esse autocuidado para que a prevenção seja mais utilizada que o tratamento. Esse estudo foi realizado com a devida autorização da coordenação pedagógica, da turma do quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Criança Esperança em Nova Marilândia-MT. Em três aulas consecutivas realizou-se inicialmente uma parte teórica e outra prática utilizando diversas didáticas (jogo, práticas, observações, vídeo-aula), durante o aprendizado sobre os microrganismos, os alunos puderam refletir e contextualizar o tema com situações rotineiras. A avaliação do assunto explanado se deu por meio de imagens ilustrativas confeccionadas pelas crianças. Os resultados demonstraram que a utilização de diferentes didáticas consiste em procedimento adequado com vista a assegurar a assimilação de um novo conhecimento. Os alunos se mostraram centrados durante as atividades desenvolvidas, entendendo de forma significativa os assuntos transmitidos sobre saúde. Dessa maneira, a microbiologia pode ser difundida aos alunos do ensino fundamental, utilizando-se estratégias específicas, que possibilitem a assimilação do conteúdo abordado levando-se em conta a realidade da criança.
Resumo em lingua estrangeira: The teaching of the microbiology contributes so that the pupils know the microorganisms and his influence on the human being and the environment. The knowledge helps in the formation of a critical sense for the children at which they can value beneficial processes and of harms the health, just as recognize some products in which microorganisms participate of the production. There is necessary this autocare so that the prevention is more used that the treatment. This study was carried out with the proper authorization of the pedagogic co-ordination; of the group of the fifth year of the basic teaching of the in municipal schoolchild hope Nova Marilândia-MT. In three consecutive classrooms a theoretical part and another practice happened initially using educational much (play, practices, observations, video-classroom), during the apprenticeship on the microorganisms, the pupils could consider and context the subject with routine situations. The evaluation of the exglided subject happened through illustrative images made by the children. The results demonstrated that the use of educational different ones consists of proceeding adapted with sight securing the assimilation of a new knowledge. The pupils appeared centered during the developed activities, understanding in the significant form the subjects transmitted on health. In this way, the microbiology can be spread to the pupils of the basic teaching, when are used specific strategies, which make possible the assimilation of the boarded content when the reality of the child is taken into account.
Palavra-chave: Ensino de microbiologia
Educação em saúde
Ensino fundamental
Palavra-chave em lingua estrangeira: Microbiology teaching
Education in health
Basic teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Microbiologia - CUC
Referência: SILVA, Mayara Nogueira. A microbiologia no ensino em saúde: trabalho com alunos do ensino fundamental em Nova Marilândia – MT. 2016. 30 f. TCC (Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/402
Data defesa documento: 16-Dec-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Microbiologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2016_Mayara Nogueira Silva.pdf1.27 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.