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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4101
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Dziubat, Adalfredo Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:13:50Z | - |
dc.date.available | 2022-12-02 | - |
dc.date.available | 2024-07-11T17:13:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.citation | DZIUBAT, Adalfredo Sousa. Planejamento da rede de estradas, pátios e trilhas de arraste em manejo de floresta nativa utilizando SIG. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4101 | - |
dc.description.abstract | The objective of the work was to plan the network of roads, patios and drag trails in the management of native forest using geographic information systems (GIS) considering the integration of the hydrology of the area, the slope of the land and the distribution of commercial trees by category. The calculation of the optimal density of secondary roads (DOE) was made based on the cost of dragging and on the cost of roads and patios. Subsequently, the allocation of secondary roads was carried out from the primary road, allocation of courtyards and finally allocation of primary trails and secondary trails. According to DOE calculations, the spacing of 500 m (20 m/ha) between roads and the spacing of 250 m between patios presented the lowest total cost. When compared to a plan approved by SEMA having 400 m (25 m/ha) between roads and 500 m between yards, the density of roads decreased by 5 m/ha, even with the increase in the number of yards from 18 to 26, the area total infrastructure was practically the same at 1,6%. The skidding productivity increased by 8,47 m³/h due to the reduction of the skidding distance by 103,48 m and the total cost was reduced by R$ 2,37/m³. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-02-23T17:48:11Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_ADALFREDO SOUSA DZIUBAT.pdf: 2747556 bytes, checksum: 90ab561647c1b421cb70b9b25b8321b7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2024-07-11T17:13:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_ADALFREDO SOUSA DZIUBAT.pdf: 2747556 bytes, checksum: 90ab561647c1b421cb70b9b25b8321b7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-11T17:13:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_ADALFREDO SOUSA DZIUBAT.pdf: 2747556 bytes, checksum: 90ab561647c1b421cb70b9b25b8321b7 (MD5) Previous issue date: 2022-11-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Planejamento da rede de estradas, pátios e trilhas de arraste em manejo de floresta nativa utilizando SIG | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Acosta, Fidel Cándano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3518376880493801 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Acosta, Fidel Cándano | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3518376880493801 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ebling, Ângelo Augusto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1452889785005235 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Gean Marcos Xavier da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9853559151772955 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6296110699815551 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho teve como objetivo planejar a rede de estradas, pátios e trilhas de arraste no manejo de floresta nativa utilizando os sistemas de informação geográfica (SIG) considerando a integração da hidrologia da área, a declividade do terreno e a distribuição das árvores comerciais pela categoria. Foi feito o cálculo da densidade ótima de estradas secundária (DOE) baseada no custo de arraste e no custo de estradas e pátios. Posterior, realizou-se a alocação das estradas secundárias a partir da estrada primária, alocação dos pátios e por último alocação das trilhas primárias e as trilhas secundárias. De acordo com os cálculos de DOE o espaçamento de 500 m (20 m/ha) entre estradas e o espaçamento entre pátios 250 m apresentou o menor custo total. Quando comparado com um planejamento aprovado pela SEMA tendo 400 m (25 m/ha) entre estradas e 500 m entre pátios, a densidade de estradas diminuiu 5 m/ha, mesmo com o aumento do número de pátios de 18 para 26, a área total da infraestrutura foi praticamente a mesma de 1,6 %. A produtividade do arraste aumentou em 8,47 m3 /h devido à diminuição da distância de arraste em 103,48 m e o custo total foi reduzido em R$ 2,37/m3. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinop | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUS - Sinop | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Florestal - CUS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estrada florestal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento florestal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de Informações Geográficas | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Forest Road | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Forestry planning | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Geographic Information System | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Florestal - Sinop |
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