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dc.creatorDziubat, Adalfredo Sousa-
dc.date.accessioned2024-07-11T17:13:50Z-
dc.date.available2022-12-02-
dc.date.available2024-07-11T17:13:50Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.citationDZIUBAT, Adalfredo Sousa. Planejamento da rede de estradas, pátios e trilhas de arraste em manejo de floresta nativa utilizando SIG. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4101-
dc.description.abstractThe objective of the work was to plan the network of roads, patios and drag trails in the management of native forest using geographic information systems (GIS) considering the integration of the hydrology of the area, the slope of the land and the distribution of commercial trees by category. The calculation of the optimal density of secondary roads (DOE) was made based on the cost of dragging and on the cost of roads and patios. Subsequently, the allocation of secondary roads was carried out from the primary road, allocation of courtyards and finally allocation of primary trails and secondary trails. According to DOE calculations, the spacing of 500 m (20 m/ha) between roads and the spacing of 250 m between patios presented the lowest total cost. When compared to a plan approved by SEMA having 400 m (25 m/ha) between roads and 500 m between yards, the density of roads decreased by 5 m/ha, even with the increase in the number of yards from 18 to 26, the area total infrastructure was practically the same at 1,6%. The skidding productivity increased by 8,47 m³/h due to the reduction of the skidding distance by 103,48 m and the total cost was reduced by R$ 2,37/m³.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-02-23T17:48:11Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_ADALFREDO SOUSA DZIUBAT.pdf: 2747556 bytes, checksum: 90ab561647c1b421cb70b9b25b8321b7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2024-07-11T17:13:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_ADALFREDO SOUSA DZIUBAT.pdf: 2747556 bytes, checksum: 90ab561647c1b421cb70b9b25b8321b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-11T17:13:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_ADALFREDO SOUSA DZIUBAT.pdf: 2747556 bytes, checksum: 90ab561647c1b421cb70b9b25b8321b7 (MD5) Previous issue date: 2022-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePlanejamento da rede de estradas, pátios e trilhas de arraste em manejo de floresta nativa utilizando SIGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Acosta, Fidel Cándano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3518376880493801pt_BR
dc.contributor.referee1Acosta, Fidel Cándano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3518376880493801pt_BR
dc.contributor.referee2Ebling, Ângelo Augusto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1452889785005235pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Gean Marcos Xavier da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9853559151772955pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6296110699815551pt_BR
dc.description.resumoO trabalho teve como objetivo planejar a rede de estradas, pátios e trilhas de arraste no manejo de floresta nativa utilizando os sistemas de informação geográfica (SIG) considerando a integração da hidrologia da área, a declividade do terreno e a distribuição das árvores comerciais pela categoria. Foi feito o cálculo da densidade ótima de estradas secundária (DOE) baseada no custo de arraste e no custo de estradas e pátios. Posterior, realizou-se a alocação das estradas secundárias a partir da estrada primária, alocação dos pátios e por último alocação das trilhas primárias e as trilhas secundárias. De acordo com os cálculos de DOE o espaçamento de 500 m (20 m/ha) entre estradas e o espaçamento entre pátios 250 m apresentou o menor custo total. Quando comparado com um planejamento aprovado pela SEMA tendo 400 m (25 m/ha) entre estradas e 500 m entre pátios, a densidade de estradas diminuiu 5 m/ha, mesmo com o aumento do número de pátios de 18 para 26, a área total da infraestrutura foi praticamente a mesma de 1,6 %. A produtividade do arraste aumentou em 8,47 m3 /h devido à diminuição da distância de arraste em 103,48 m e o custo total foi reduzido em R$ 2,37/m3.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programEngenharia Florestal - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTALpt_BR
dc.subject.keywordEstrada florestalpt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento florestalpt_BR
dc.subject.keywordSistema de Informações Geográficaspt_BR
dc.subject.keyword2Forest Roadpt_BR
dc.subject.keyword2Forestry planningpt_BR
dc.subject.keyword2Geographic Information Systempt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Florestal - Sinop

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