Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Jessika Fernanda Nunes-
dc.date.accessioned2024-07-11T17:15:29Z-
dc.date.available2023-10-20-
dc.date.available2024-07-11T17:15:29Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.identifier.citationFERREIRA, Jessika Fernanda Nunes. Arborescer: experiências de educação ambiental na UFMT Campus de Sinop. 2023. 135f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4106-
dc.description.abstractThe Environmental Education (EE) is a dimension of education, encompassing various interpretations and nomenclatures. Based on this assumption, this work was guided by the concepts of Traditional EE, Critical EE, and Post-critical EE. In this context, the objective of this study was to characterize and analyze "Arborescer," an extension project developed at the Federal University of Mato Grosso – Sinop Campus (UFMT – CUS). The project's documentary and media collection was consulted, spanning from its inception in 2010 to the present moment in 2023. The gathered information was used to create charts describing the activities. Interviews were conducted with the project's founding professors, and a Participatory Rapid Appraisal (PRA) was administered to project members. The PRA was completed by 23 individuals, and the data were discussed, with perspectives and suggestions provided at the end of the study. It is evident that Arborescer has transformed the approach to EE, currently aligning more closely with Post-critical EE. Challenges exist regarding human resources, suggesting the use of PRA for evaluation and proposing new strategies to attract more students. Arborescer is perceived by its members as a space for socialization, learning, and engaging in practical EE activities. The next step for Arborescer will likely involve engaging in public policy discussions to promote EE in Northern Mato Grosso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-11-08T20:26:27Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_JESSIKA FERNANDA NUNES FERREIRA.pdf: 4440881 bytes, checksum: ef4168ff0491bc493e5326945f04c1b6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2024-07-11T17:15:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_JESSIKA FERNANDA NUNES FERREIRA.pdf: 4440881 bytes, checksum: ef4168ff0491bc493e5326945f04c1b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-11T17:15:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_JESSIKA FERNANDA NUNES FERREIRA.pdf: 4440881 bytes, checksum: ef4168ff0491bc493e5326945f04c1b6 (MD5) Previous issue date: 2023-09-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleArborescer : experiências de educação ambiental na UFMT Campus de Sinoppt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Juliano de Paulo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9745781036617668pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Juliano de Paulo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9745781036617668pt_BR
dc.contributor.referee2Trugillo, Edneuza Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9367173314487418pt_BR
dc.contributor.referee3Felipe, Rafaella Teles Arantes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0830174756113246pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2433233515760697pt_BR
dc.description.resumoA EA (Educação Ambiental) é uma dimensão da educação, sendo empregada a ela muitas interpretações e nomenclaturas diferentes. Partindo desse pressuposto, neste trabalho as discussões serão norteadas por meio dos conceitos de EA Tradicional, EA Crítica e EA Pós-crítica. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar e analisar o Arborescer, um projeto de extensão universitária desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Sinop (UFMT – CUS). Para isso, foi consultado o acervo documental e midiático do projeto, desde o início das atividades, em 2010, até o momento presente, em 2023. As informações levantadas foram utilizadas para a elaboração de quadros com as descrição das atividades realizadas. Também foram conduzidas entrevistas com os professores idealizadores do projeto, bem como aplicação de um Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) aos membros do projeto. O DRP foi respondido por 23 pessoas, sendo os dados discutidos, e as perspectivas e sugestões apresentadas ao final do trabalho. É possível perceber que o Arborescer mudou a forma de trabalhar a EA, assumindo atualmente um caráter mais próximo da EA Póscrítica. Existe também uma dificuldade em relação à recurso humano, sendo sugerido o uso do DRP para avaliação e proposição de novas estratégias para atrair mais estudantes. Sobre suas potencialidades, o Arborescer é visto pelos seus membros como um espaço para socialização, aprendizagem e realização de atividades práticas e de EA. Muito provavelmente, o próximo passo do Arborescer será o engajamento no debate de políticas públicas para fomentar a EA no Norte do Mato Grosso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programEngenharia Florestal - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTALpt_BR
dc.subject.keywordMultidisciplinaridadept_BR
dc.subject.keywordExtensão universitáriapt_BR
dc.subject.keywordMeio Ambientept_BR
dc.subject.keyword2Multidisciplinaritypt_BR
dc.subject.keyword2University extensionpt_BR
dc.subject.keyword2Environmentpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Florestal - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_JESSIKA FERNANDA NUNES FERREIRA.pdf4.34 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.