Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Breenda Michele Alves-
dc.date.accessioned2024-07-16T19:14:26Z-
dc.date.available2024-04-15-
dc.date.available2024-07-16T19:14:26Z-
dc.date.issued2024-04-09-
dc.identifier.citationRAMOS, Breenda Michele Alves. O ensino de literatura na era digital: o papel da fanfiction na formação do leitor literário. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4114-
dc.description.abstractThis article aims to examine the role of fanfiction in the context of teaching literature and reader training, highlighting its relevance in the contemporary digital era and in the process of literary literacy. The research is based on the author's personal observation about the growing popularity of fanfictions in the online environment and their significant impact on the production and consumption of literary content, especially among young people. By exploring fanfiction as a pedagogical tool, the study aims to rekindle students' interest in literature and foster the development of essential reading, writing and critical analysis skills. The results obtained suggest that fanfiction plays a relevant role in teaching literature, providing students with a unique opportunity to engage creatively with literary texts. Furthermore, the practice of fanfiction stimulates imagination, promotes personal expression and encourages collaboration between students. It is concluded, therefore, that fanfiction can be a valuable ally in the reader's education process, broadening their perspectives, instigating their curiosity and enriching their experience with literature.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-07-11T22:39:23Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Breenda Michele Alves Ramos.pdf: 566229 bytes, checksum: 9e78117ce3d07d77785f45d663feace2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-07-16T19:14:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Breenda Michele Alves Ramos.pdf: 566229 bytes, checksum: 9e78117ce3d07d77785f45d663feace2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-16T19:14:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Breenda Michele Alves Ramos.pdf: 566229 bytes, checksum: 9e78117ce3d07d77785f45d663feace2 (MD5) Previous issue date: 2024-04-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino de literatura na era digital: o papel da fanfiction na formação do leitor literáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Junior Cesar Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6153257232839448pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Nádia Cristina da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083578151270414pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Tereza Ramos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1092245747241387pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Luciano da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707336888728714pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo propõe-se examinar o papel da fanfiction no contexto do ensino de literatura e na formação do leitor, destacando a sua relevância na era digital e no processo de letramento literário. A pesquisa se baseia em uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, descritivo e analítico com viés teórico voltado ao gênero fanfiction, a educação e ao ensino de literatura. Com a crescente popularidade das comunidades de fãs nos ambientes virtuais e o seu impacto significativo na produção e consumo de conteúdo literário, especialmente entre os jovens, o trabalho visa indagar como a fanfiction contribui com o desenvolvimento cognitivo e a formação humana dos alunos. Ao explorá-la como uma ferramenta pedagógica, a discussão tem como objetivo reacender o interesse do professor e do aluno pela literatura e fomentar as habilidades e as competências essenciais da leitura, escrita e análise crítica. Os resultados obtidos buscam mostrar como a fanfiction vem desempenhando um papel muito relevante no ensino de literatura, proporcionando aos estudantes uma oportunidade única de se envolverem de maneira criativa com textos literários. Além disso, a prática da fanfiction estimula a imaginação, promove a expressão pessoal e incentiva a colaboração. Portanto, a fanfiction pode ser uma valiosa aliada no processo de formação do leitor, ampliando suas perspectivas ao instigar sua curiosidade e enriquecer sua experiência leitora com a literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordensino de literaturapt_BR
dc.subject.keywordformação do leitorpt_BR
dc.subject.keywordfanficpt_BR
dc.subject.keywordleitura e escritapt_BR
dc.subject.keyword2teaching literaturept_BR
dc.subject.keyword2reader trainingpt_BR
dc.subject.keyword2role of fanficpt_BR
dc.subject.keyword2reading and writingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Breenda Michele Alves Ramos.pdf552.96 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.