Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Karulini Gonçalves de-
dc.date.accessioned2024-07-16T19:15:51Z-
dc.date.available2024-04-18-
dc.date.available2024-07-16T19:15:51Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationMORAES, Karulini Gonçalves de. O TDAH em foco: algumas reflexões. 2024. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4116-
dc.description.abstractThe aim of this work is to help in the understanding of ADHD by considering the discussion on ADHD, special education, inclusive education, inclusive teacher, presented by (Mantoan 2003), Glat and Fernandes (2005), (Caliman 2010), among others. Articles were selected on inclusive education, the view of various authors on ADHD, the Salamanca declaration, among others, so that there could be some knowledge and understanding of the subject presented. It is based on the idea that ADHD is a neurobiological disorder which, if identified as soon as possible and with the necessary interventions, can improve the development of people with ADHD. From this perspective, an inclusive teacher who is trained to identify the symptoms of people with ADHD is of the utmost importance, as this teacher can then alert the parents to take the child to a specialist. In order for inclusive education to work, the school community must support it by adopting measures and training teachers to know and understand ADHD.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-07-12T19:13:40Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Karulini Gonçalves de Moraes.pdf: 330070 bytes, checksum: b5b39ea21d7162e49c4696e6e7936dd4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-07-16T19:15:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Karulini Gonçalves de Moraes.pdf: 330070 bytes, checksum: b5b39ea21d7162e49c4696e6e7936dd4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-16T19:15:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Karulini Gonçalves de Moraes.pdf: 330070 bytes, checksum: b5b39ea21d7162e49c4696e6e7936dd4 (MD5) Previous issue date: 2024-04-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO TDAH em foco: algumas reflexõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mancini, Anna Maria Penalva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462156680054398pt_BR
dc.contributor.referee1Mancini, Anna Maria Penalva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462156680054398pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee3Cardoso Neto, Odorico Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965195631094693pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é ajudar na compreensão do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) considerando-se a discussão, a educação especial, a educação inclusiva, o professor inclusivo, apresentados por Mantoan (2003), Glat e Fernandes (2005), Caliman (2010), entre outros. Foram selecionados artigos referentes à educação inclusiva, a visão de vários autores sobre o TDAH, sobre a declaração de Salamanca, entre outros para que pudesse haver largo conhecimento e entendimento sobre o tema apresentado. Parte-se da ideia de que o TDAH é um transtorno neurobiológico que se identificado o quanto antes, e com intervenções necessárias, pode melhorar a evolução de pessoas com diagnosticadas com o transtorno. Diante dessa perspectiva, o professor inclusivo, que tenha preparo para poder identificar os sintomas de pessoas com TDAH é de suma importância, pois assim poderá alertar os pais para levar a criança a um especialista. Nesse sentido, a educação inclusiva para poder funcionar tem que ter apoio da comunidade escolar, adotando medidas e preparo para os professores conhecerem e entenderem sobre o TDAH.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordTDAHpt_BR
dc.subject.keywordinclusãopt_BR
dc.subject.keywordprofessor inclusivopt_BR
dc.subject.keyword2ADHDpt_BR
dc.subject.keyword2inclusionpt_BR
dc.subject.keyword2inclusive teacherpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Karulini Gonçalves de Moraes.pdf322.33 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.