Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4125
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Assis, Rodrigo Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T19:22:10Z | - |
dc.date.available | 2024-04-15 | - |
dc.date.available | 2024-07-16T19:22:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-09 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Rodrigo Vieira. Literatura e cinema: a transposição midiática e a adaptação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4125 | - |
dc.description.abstract | This article has as its theme the adaptation of the novel Memórias Póstumas de Brás Cubas, by Machado de Assis, which aims to analyze how the media uses media transposition and intersemiotic transmutation to represent the narrative aspects of the literary work, the characterization of the beceasedauthor and the description of the dimension of Machadian skepticism of bourgeois life portrayed by Realism within the filmic narrative. The study is justified as it seeks to understand how the transformation of the verbal sign/ book occurs to the visual, the moving image, taking into account the differences between the two forms of artistic expressions. The objective is to demonstrate that André Klotzel’s Posthumous Memories is a creative process and not a mere reproduction of the realistic narrative, since the feature of intersemiosis (Jakobson, 2001) allows the director and screenwriter the act of then create the text for the cinematic language. The analysis, based on the inductive method from the descriptive, qualitative and bibliographical research of Demo (1994) e Gil (2008), fits the Interarts and comparative studies, having as theoretical assumptions the theory of adaptation of Hutcheon (2013), the intermidiality of Clüver (2011) and Rajewsky (2012), as well as the relationship between literature and cinema with Bernardet (1991), Brito (2006), Comparato (2000), Field (2001), Xavier (2003) and Bosi (2003) when discussing the social realism contained in the film. The cinematographic work is not only revealed as a formal product of the postmodern era focused on the technical reproductivity of art, but is a process of creation that always reveals a new fact. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-07-16T18:47:55Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Rodrigo Vieira Assis.pdf: 543064 bytes, checksum: 491e9881e9ef46c35fc096e856e6cd7b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-07-16T19:22:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Rodrigo Vieira Assis.pdf: 543064 bytes, checksum: 491e9881e9ef46c35fc096e856e6cd7b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-16T19:22:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Rodrigo Vieira Assis.pdf: 543064 bytes, checksum: 491e9881e9ef46c35fc096e856e6cd7b (MD5) Previous issue date: 2024-04-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Literatura e cinema: a transposição midiática e a adaptação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castro, Junior Cesar Ferreira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6153257232839448 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Devides, Dilson César | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0899073083024191 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Tereza Ramos de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1092245747241387 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Luciano da Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5707336888728714 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como tema a adaptação do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, o qual visa analisar como a mídia cinema utiliza da transposição midiática e da transmutação intersemiótica para representar os aspectos narrativos da obra literária, a caracterização do defunto-autor e a descrição da dimensão do ceticismo machadiano da vida burguesa retratada pelo Realismo dentro da narrativa fílmica. O estudo se justifica à medida que se busca entender o modo como ocorre a transformação do signo verbal/livro para o visual, o da imagem em movimento, levando-se em consideração as diferenças entre as duas formas de expressões artísticas. O objetivo é demonstrar que Memórias Póstumas, de André Klotzel, se trata de um processo criativo e não uma mera reprodução da narrativa realista, já que o recurso da intersemiótica (Jakobson, 2001) permite ao diretor e roteirista o ato de interpretar e, em seguida, de criar o texto para a linguagem cinematográfica. A análise, embasada no método indutivo a partir da pesquisa descritiva, qualitativa e bibliográfica de Demo (1994) e Gil (2008) enquadra-se nos estudos interartes e comparativos, tendo-se como pressupostos teóricos a teoria da adaptação de Hutcheon (2013), a da intermidialidade de Clüver (2011) e Rajewsky (2012), bem como a relação entre literatura e cinema com Bernardet (1991), Brito (2006), Comparato (2000), Field (2001), Xavier (2008) e, ainda, Bosi (2003) ao discutir o realismo social contido no filme. A obra cinematográfica não se revela apenas como um produto formal de uma era pós-moderna voltada à reprodutividade técnica da arte, mas é um processo de criação que revela sempre um fato novo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Letras - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | adaptação | pt_BR |
dc.subject.keyword | intermidialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | estudos interartes | pt_BR |
dc.subject.keyword | cinematografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | adaptation | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | intermidiality | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | interarts studies | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | cinematography | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | literature | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Rodrigo Vieira Assis.pdf | 530.34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.