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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerrão, Gabriel Schardong-
dc.date.accessioned2018-11-29T15:13:01Z-
dc.date.available2016-11-19-
dc.date.available2018-11-29T15:13:01Z-
dc.date.issued2016-11-19-
dc.identifier.citationFERRÃO, Gabriel Schardong. Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à aplicação de gamificação e storytelling no ensino superior. 2016. 63 f. TCC (Especialização em Engenharia Web e Governo Eletrônico) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Computação, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/420-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2018-11-22T14:53:34Z No. of bitstreams: 1 TCCp_2016_Gabriel Schardong Ferrão.pdf: 1842930 bytes, checksum: c1f0379e35fbd440a9300412ac3d3996 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-29T15:13:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCp_2016_Gabriel Schardong Ferrão.pdf: 1842930 bytes, checksum: c1f0379e35fbd440a9300412ac3d3996 (MD5) Previous issue date: 2016-11-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma ferramenta de apoio à aplicação de gamificação e storytelling no ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Karen da Silva Figueiredo Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1599807132591132pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Karen da Silva Figueiredo Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1599807132591132pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Jivago Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9377012342013299pt_BR
dc.contributor.referee3Simões, Nielsen Cassiano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9311696329664199pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9640290450585744pt_BR
dc.description.resumoA educação formal tem enfrentado problemas potencialmente preocupantes, entre eles destaca-se a falta de motivação e interesse dos jovens em aprender. Diversos pesquisadores e educadores buscam soluções para esse problema, e uma possível solução apresentada é a gamificação do ensino, que é a utilização de mecânicas e elementos de jogos no contexto educacional. Aplicar a gamificação tem o objetivo de motivar e incentivar os estudantes a participarem mais ativamente do processo de ensino-aprendizagem. E, para potencializar os resultados, sugere-se a aplicação de técnicas de storytelling, que é a arte de contar histórias de maneira inovadora e atraente. Considerando o cenário exposto e utilizando tecnologias disponíveis na área de desenvolvimento de sistemas web, o presente trabalho propõe a construção de uma ferramenta online para apoiar a aplicação da gamificação e storytelling em disciplinas do ensino superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computação (IC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programEngenharia Web e Governo Eletrônico - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.keywordGamificaçãopt_BR
dc.subject.keywordStorytellingpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Web e Governo Eletrônico

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