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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4217
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Sabaini Neto, Alcides | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-03T22:20:36Z | - |
dc.date.available | 2024-10-03 | - |
dc.date.available | 2024-10-03T22:20:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
dc.identifier.citation | SABAINI NETO, Alcides. Controle por realimentação de estado de um motor CC. Orientador: Lucas Porrelli Moreira da Silva. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Várzea Grande, 2024. Versão eletrônica | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4217 | - |
dc.description.abstract | This work aims to develop a speed control system for a direct current (DC) motor using state feedback. The specific objectives include modelling the motor via transfer function and state-space representation, designing a controller, performing simulations, and comparing different system responses. The justification is based on the use of control theory to create precise mathematical models that optimize the performance of DC motors, thereby improving energy efficiency and extending their lifespan. The state feedback technique is used, allowing speed control without the need for direct measurement sensors, which reduces costs and simplifies implementation. The research developed and validated a controller capable of eliminating steady-state error, using the input voltage as the control variable. The work also suggests future improvements, such as the implementation of a state observer to meet the needs of systems with higher demands. Additionally, the results can be applied in educational contexts, providing an accessible study for both beginners and students of modern control theory. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alexjerry1@gmail.com) on 2024-10-03T22:20:23Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Alcides Sabaini Neto.pdf: 966677 bytes, checksum: 03efb17fd4e32ce1a0a27b58f690a051 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Alex Alves Almeida (alexjerry1@gmail.com) on 2024-10-03T22:20:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Alcides Sabaini Neto.pdf: 966677 bytes, checksum: 03efb17fd4e32ce1a0a27b58f690a051 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-03T22:20:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Alcides Sabaini Neto.pdf: 966677 bytes, checksum: 03efb17fd4e32ce1a0a27b58f690a051 (MD5) Previous issue date: 2024-04-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Controle por realimentação de estado de um motor CC | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Lucas Porrelli Moreira da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3125599789372051 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Lucas Porrelli Moreira da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3125599789372051 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marció, Bruno Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8491814641520629 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cruz, Daniel Miranda | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3572044019902705 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7208190911118754 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa desenvolver um sistema de controle de velocidade de motor de corrente contínua utilizando realimentação de estados. Os objetivos específicos incluem modelar o motor via função de transferência e espaço de estado, elaborar um controlador, realizar simulações e comparar diferentes respostas do sistema. A justificativa baseia-se no uso da teoria de controle para criar modelos matemáticos precisos que permitam otimizar o desempenho de motores DC, melhorando a eficiência energética e prolongando sua vida útil. Utiliza-se a técnica de realimentação de estado, permitindo o controle da velocidade sem necessidade de sensores para medi-la diretamente, o que reduz custos e simplifica a implementação. A pesquisa desenvolveu e validou um controlador capaz de eliminar o erro em regime permanente, utilizando a tensão de entrada como variável de controle. O trabalho também sugere como futura evolução a implementação de um observador de estados para atender a sistemas com maiores exigências. Além disso, os resultados podem ser aplicados em contextos educacionais, oferecendo um estudo acessível tanto para iniciantes quanto para estudantes de controle moderno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Engenharia – Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUVG - Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Controle e Automação - CUVG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistemas de controle | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motor de corrente contínua | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Control systems | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | DC motor control | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mathematical modeling | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Controle e Automação - Várzea Grande |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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