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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSabaini Neto, Alcides-
dc.date.accessioned2024-10-03T22:20:36Z-
dc.date.available2024-10-03-
dc.date.available2024-10-03T22:20:36Z-
dc.date.issued2024-04-18-
dc.identifier.citationSABAINI NETO, Alcides. Controle por realimentação de estado de um motor CC. Orientador: Lucas Porrelli Moreira da Silva. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Várzea Grande, 2024. Versão eletrônicapt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4217-
dc.description.abstractThis work aims to develop a speed control system for a direct current (DC) motor using state feedback. The specific objectives include modelling the motor via transfer function and state-space representation, designing a controller, performing simulations, and comparing different system responses. The justification is based on the use of control theory to create precise mathematical models that optimize the performance of DC motors, thereby improving energy efficiency and extending their lifespan. The state feedback technique is used, allowing speed control without the need for direct measurement sensors, which reduces costs and simplifies implementation. The research developed and validated a controller capable of eliminating steady-state error, using the input voltage as the control variable. The work also suggests future improvements, such as the implementation of a state observer to meet the needs of systems with higher demands. Additionally, the results can be applied in educational contexts, providing an accessible study for both beginners and students of modern control theory.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alexjerry1@gmail.com) on 2024-10-03T22:20:23Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Alcides Sabaini Neto.pdf: 966677 bytes, checksum: 03efb17fd4e32ce1a0a27b58f690a051 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Alves Almeida (alexjerry1@gmail.com) on 2024-10-03T22:20:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Alcides Sabaini Neto.pdf: 966677 bytes, checksum: 03efb17fd4e32ce1a0a27b58f690a051 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-03T22:20:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Alcides Sabaini Neto.pdf: 966677 bytes, checksum: 03efb17fd4e32ce1a0a27b58f690a051 (MD5) Previous issue date: 2024-04-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleControle por realimentação de estado de um motor CCpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lucas Porrelli Moreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3125599789372051pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Lucas Porrelli Moreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3125599789372051pt_BR
dc.contributor.referee2Marció, Bruno Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8491814641520629pt_BR
dc.contributor.referee3Cruz, Daniel Miranda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3572044019902705pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7208190911118754pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa desenvolver um sistema de controle de velocidade de motor de corrente contínua utilizando realimentação de estados. Os objetivos específicos incluem modelar o motor via função de transferência e espaço de estado, elaborar um controlador, realizar simulações e comparar diferentes respostas do sistema. A justificativa baseia-se no uso da teoria de controle para criar modelos matemáticos precisos que permitam otimizar o desempenho de motores DC, melhorando a eficiência energética e prolongando sua vida útil. Utiliza-se a técnica de realimentação de estado, permitindo o controle da velocidade sem necessidade de sensores para medi-la diretamente, o que reduz custos e simplifica a implementação. A pesquisa desenvolveu e validou um controlador capaz de eliminar o erro em regime permanente, utilizando a tensão de entrada como variável de controle. O trabalho também sugere como futura evolução a implementação de um observador de estados para atender a sistemas com maiores exigências. Além disso, os resultados podem ser aplicados em contextos educacionais, oferecendo um estudo acessível tanto para iniciantes quanto para estudantes de controle moderno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Controle e Automação - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOSpt_BR
dc.subject.keywordSistemas de controlept_BR
dc.subject.keywordMotor de corrente contínuapt_BR
dc.subject.keywordModelagem matemáticapt_BR
dc.subject.keyword2Control systemspt_BR
dc.subject.keyword2DC motor controlpt_BR
dc.subject.keyword2Mathematical modelingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Controle e Automação - Várzea Grande

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