Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/424
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de melhoria na leitura de portais da transparência
Autor(es): Barbosa, Luiz Miguel da Silva
Orientador(a): Ventura, Thiago Meirelles
Membro da Banca: Ventura, Thiago Meirelles
Membro da Banca: Vecchiato, Daniel Avila
Membro da Banca: Takagi, Nilton Hideki
Resumo : O Decreto nº 7.724/2012, que entrou vigor em 16 de maio de 2012, também conhecido como LAI (Lei de Acesso a Informação) torna obrigatória a prestação de conta de todas as esferas, seja ela Municipal, Estadual ou Federal. A citada lei tem como objeto criar uma maior interação entre o governo e os cidadãos, já que possibilita que o cidadão comum tenha acesso à informação, antes restrita. Essas informações estão contidas nos chamados “portais da transparência”. Estes portais servirão para avaliação, no que concerne a sua comunicabilidade e usabilidade, nesta analise os conhecimentos adquiridos da disciplina de interação Humano Computador será de grande valia. Esta disciplina tem a pretensão de possibilitar a criação de sistemas amigáveis e eficientes, os quais resultarão em maior interação do usuário com as informações, bem os sistemas disponibilizados. Atualmente grande parte dos portais não possibilita essa interação, gerando em verdade grande desinteresse do cidadão, que não possui conhecimento técnico suficiente para absorver aquela informação. O objetivo nesse trabalho é melhorar a forma de leitura das informações, possibilitando que o relatório emitido se torne mais fácil de ler e ser compreendido, determinando um maior interesse da população na administração pública, fiscalizando, cobrando e opinando.
Palavra-chave: Lei de acesso a informação
IHC
Portal transparência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Computação (IC)
Programa: Engenharia Web e Governo Eletrônico - CUC
Referência: BARBOSA, Luiz Miguel da Silva. Proposta de melhoria na leitura de portais da transparência. 2016. 37 f. TCC (Especialização em Engenharia Web e Governo Eletrônico) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Computação, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/424
Data defesa documento: 6-Dec-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Web e Governo Eletrônico

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2016_Luiz Miguel da Silva Barbosa.pdf1.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.