Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4261
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da publicação dos relatórios de gestão fiscal dos municípios de Mato Grosso no período de 2018-2020
Autor(es): Paiva, Gabryela Rosa
Orientador(a): Moraes, Ney Mussa de
Membro da Banca: Moraes, Ney Mussa de
Membro da Banca: Luciardo, Renildes de Oliveira
Membro da Banca: Oliveira, Marilene Dias de
Resumo : A presente pesquisa é descritiva, devido ao fato de ter relevância social, o método empregado foi o estudo de caso dos 141 municípios do Estado de Mato Grosso frente à realização das audiências públicas para a divulgação da execução orçamentária e, também, a avaliação do cumprimento dos prazos para publicação dos relatórios de gestão fiscal (Relatório Resumido de Execução Orçamentária e Relatório de Gestão Orçamentária). O trabalho baseou-se na Lei Complementar n° 101, de 2000, chamada Lei de Responsabilidade Fiscal, que possibilitou a responsabilização política dos governantes, além da transparência e participação social quanto às decisões envolvendo à gestão pública. Sendo assim, a pesquisa trouxe como objetivo geral a avaliação e análise da realização das audiências públicas e a avaliação do desempenho das entidades jurisdicionadas no cumprimento da publicação do RREO e do RGF. Ao analisar os resultados, pode-se concluir que após 20 anos do sancionamento da LRF muito ainda há de ser feito, pois os municípios ainda não cumprem com a transparência imposta na lei.
Palavra-chave: LRF
Transparência
RREO
RGF
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Programa: Ciências Contábeis - CUC
Referência: PAIVA, Gabryela Rosa. Análise da publicação dos relatórios de gestão fiscal dos municípios de Mato Grosso no período de 2018-2020. 2021. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4261
Data defesa documento: 9-Sep-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Gabryela Rosa Paiva.pdf2.03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.