Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDaltro, Helder Augusto Pompeu de Barros-
dc.date.accessioned2024-12-03T18:54:31Z-
dc.date.available2021-09-16-
dc.date.available2024-12-03T18:54:31Z-
dc.date.issued2021-09-09-
dc.identifier.citationDALTRO, Helder Augusto Pompeu de Barros. Contabilidade gerencial para e-commerce. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4262-
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the importance of accounting for e-commerce, in order to ensure a smooth operation of the enterprise, as well as to maintain its competitiveness in the market and its continuity. To this end, the first part of the work analyzes the growth of e-commerce in Brazil and the additional boost that internet sales suffered in 2020 with the Sars-Cov 2 pandemic (Covid-19), which forced the population to acquire new habits, including consumption, since the necessary social isolation in the period caused government officials to decree the closure of local businesses through physical stores, which led new consumers to buy through the internet, as well as the facilities to sell through the internet in its various channels, such as the websites of the companies themselves, social networks, marketplaces and specialized internet sales websites. The second part analyzes the performance of three large e-commerce retail companies in the year 2020, comparing their performance with the Bovespa Index in the same period. The third part of the work is intended to show the particularities in the collection of ICMS from transactions carried out through the internet, as well as the accounting tools to assist in the company's competitiveness in the Market and in the generation of profits. Thus, choosing the correct tax system, managing inventory, improving cash flow are factors that must be observed by the e-commerce entrepreneur. Considering the growing number of online stores interested in entering this expanding market, strategic e-commerce planning, combined with good tax planning, is an important differential to take advantage of opportunities from a fiscal perspective, generating savings for the enterprise.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2024-08-20T17:46:51Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Helder Augusto Pompeu de Barros Daltro.PDF: 878232 bytes, checksum: 0b0472ffd7af6a227e6b9c02f56d56fb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-12-03T18:54:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Helder Augusto Pompeu de Barros Daltro.PDF: 878232 bytes, checksum: 0b0472ffd7af6a227e6b9c02f56d56fb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-03T18:54:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Helder Augusto Pompeu de Barros Daltro.PDF: 878232 bytes, checksum: 0b0472ffd7af6a227e6b9c02f56d56fb (MD5) Previous issue date: 2021-09-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContabilidade gerencial para e-commercept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilene Dias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108419771673503pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Marilene Dias de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108419771673503pt_BR
dc.contributor.referee2Luciardo, Renildes de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020538466747874pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, João Soares da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4363669349406467pt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar a importância da contabilidade para o e-commerce, de modo a garantir um bom funcionamento do empreendimento, bem como manter sua competitividade no mercado e sua continuidade. Para tanto, na primeira parte do trabalho analisa-se o crescimento do e-commerce no Brasil e o impulso adicional que as vendas pela internet sofreram no ano de 2020 com a pandemia do Sars-Cov 2 (Covid-19), que obrigou a população a adquirir novos hábitos, inclusive de consumo, uma vez que o necessário isolamento social no período fez com que governantes decretassem o fechamento do comércio local por meio de lojas físicas, o que levou novos consumidores a comprar por meio da internet, bem como as facilidades de vender por meio da internet em seus diversos canais, como os sites das próprias empresas, redes sociais, marketplaces e sites especializados de vendas pela internet. A segunda parte analisa o desempenho de três grandes empresas de varejo de e-commerce no ano de 2020, comparando-se o desempenho com o Índice Bovespa no mesmo período. A terceira parte do trabalho destina-se a mostrar as particularidades no recolhimento do ICMS das transações realizadas por meio da internet, bem como as ferramentas contábeis para auxiliar na competitividade da empresa no mercado e na geração de lucros. Dessa forma a escolha do correto sistema tributário, a gestão de estoque, a melhoria do fluxo de caixa são fatores que devem ser observados pelo empreendedor de e-commerce. Considerando o crescente número de lojas virtuais interessadas em entrar nesse mercado em expansão, o planejamento estratégico do e-commerce, aliado a um bom planejamento tributário é um diferencial importante para aproveitar as oportunidades do ponto de vista fiscal, gerando economia para o empreendimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programCiências Contábeis - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.subject.keywordE-commerce no Brasilpt_BR
dc.subject.keywordVendas pela Internetpt_BR
dc.subject.keywordTipos de tributaçãopt_BR
dc.subject.keywordGestão de estoquept_BR
dc.subject.keywordFluxo de caixapt_BR
dc.subject.keyword2E-commerce in Brazilpt_BR
dc.subject.keyword2Internet salespt_BR
dc.subject.keyword2Types of taxationpt_BR
dc.subject.keyword2Inventory managementpt_BR
dc.subject.keyword2Cash flowpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Helder Augusto Pompeu de Barros Daltro.PDF857.65 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.