Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Jackson da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-03T21:55:58Z-
dc.date.available2021-09-22-
dc.date.available2024-12-03T21:55:58Z-
dc.date.issued2021-09-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jackson da Silva. Analisar os conhecimentos e habilidades dos docentes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) da rede estadual de Mato Grosso, em relação à educação e planejamento financeiro pessoal. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4269-
dc.description.abstractThis work came to know how is the knowledge and skill of elementary school teachers (6th to 9th grade) on the theme of Education and Financial Planning, because in 2017 this theme was included in the BNCC (Common National Curriculum Base), with the objective of changing the reality of Brazilian families, from indebted to savers. As the change of a nation begins with education, nothing better to know how is the knowledge of teachers on this topic, because, they are the ones who passed the knowledge to the students, it is a new skill for Basic Education of Brazil. In addition, questions composed of 30 questions were applied to verify their knowledge and skills about reading and interpreting financial material, percentage calculations, interest and others that are related to the financial market, about education and financial planning and the value in the account at the end of the month. In addition, to know how are the knowledge of students about pension plans and investments (savings, Bonds and Shares).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2024-08-20T20:14:13Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Jackson da Silva Oliveira.PDF: 1203376 bytes, checksum: e5eb8a5bae866e16148ff5a37bfcc22d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-12-03T21:55:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Jackson da Silva Oliveira.PDF: 1203376 bytes, checksum: e5eb8a5bae866e16148ff5a37bfcc22d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-03T21:55:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Jackson da Silva Oliveira.PDF: 1203376 bytes, checksum: e5eb8a5bae866e16148ff5a37bfcc22d (MD5) Previous issue date: 2021-09-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnalisar os conhecimentos e habilidades dos docentes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) da rede estadual de Mato Grosso, em relação à educação e planejamento financeiro pessoalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nakao, Aldo Nobuyuki-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5860406342492579pt_BR
dc.contributor.referee1Nakao, Aldo Nobuyuki-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5860406342492579pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Cesar Rubens-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8991916645405652pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Varlindo Alves da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5500345561452524pt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho veio para saber como está o conhecimento e habilidade dos docentes de ensino fundamental (6º ao 9º ano) sobre a temática de Educação e Planejamento Financeiro, pois, no ano de 2017 foi inclusa este tema na BNCC (Base Nacional Curricular Comum), com o objetivo de mudar a realidade das famílias brasileiras, de endividados para poupadores. Como a mudança de uma nação começa pela educação, nada melhor saber como está o conhecimento dos professores sobre este tema, pois, são eles que passaram o conhecimento para os alunos, é uma habilidade nova para a Educação Básica do Brasil. Além disso, foi aplicado questionamentos compostos de 30 perguntas para verificar seus conhecimentos e habilidades sobre leitura e interpretação de material financeiro, cálculos de porcentagem, juros e outros que estão relacionados com o mercado financeiro, sobre educação e planejamento financeira e o valor na conta no final do mês. Ademais, saber como estão os conhecimentos dos discentes sobre a previdências e investimentos (poupança, Títulos e Ações).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programCiências Contábeis - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.subject.keywordEducação e planejamento financeiropt_BR
dc.subject.keywordMercado financeiropt_BR
dc.subject.keywordInvestimentospt_BR
dc.subject.keyword2Education and financial planningpt_BR
dc.subject.keyword2Financial marketpt_BR
dc.subject.keyword2Investmentspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Jackson da Silva Oliveira.PDF1.18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.