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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4293
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Monitoramento de postagens referente as instituições de ensino IFMT e UFMT em redes sociais na internet nos anos de 2019 e 2020 |
Autor(es): | Carvalho, Elen da Silva Moraes |
Orientador(a): | Oliveira, Anderson Castro Soares de |
Membro da Banca: | Oliveira, Anderson Castro Soares de |
Membro da Banca: | Morita, Lia Hanna Martins |
Membro da Banca: | Monteiro, Sérgio Thompson Bernardes |
Resumo : | Em meio a ascensão das redes sociais na nossa sociedade, as redes sociais que oferece uma multiplicidade de uso, um espaço virtual amplo com utilidade desde relações sociais, discussões políticas, mobilizações como também ferramenta usada por empresas para aproximar-se de seus clientes e público-alvo. Desse modo, as redes sociais também são usadas por instituições de ensino como meio de se aproximar da comunidade em geral, principalmente dos seus estudantes, enquanto estes também se utilizam das redes sociais como meio de discutir e repercutir assuntos que tem relação com essas instituições de alguma forma. Nesse sentido o objetivo geral desse estudo é representar e analisar dados coletados das redes sociais na internet, Twitter e Facebook, através da mineração de dados dos anos de 2019 e 2020, referente as instituições de educação pública de Mato Grosso IFMT e UFMT e fazer uma comparação entre as postagens do Twitter e do Facebook, no qual as postagens do Twitter é uma coleta de publicações livres e do Facebook, a coleta foi realizada nos canais oficiais das instituições, tratando se de comentários em consequência de postagens oficiais. Ressalta-se que essa pesquisa possui natureza quantitativa, e que para uma base teórica e conceitual utilizou-se de pesquisa bibliográfica. Para a coleta dos dados do twitter e para a análise de todos os dados coletados foram utilizados pacotes do programa R, versão 4.1.2. Para coleta dos dados do Facebook foi utilizado o Netviz, que é um aplicativo do próprio Facebook. Como resultado verificou-se que as redes sociais possuem uma movimentação considerável relacionadas as palavras-chaves da pesquisa IFMT e UFMT. As publicações do Twitter, que foram publicações livres, são bem mais espontâneas, e reverberam sobre assuntos diversos referentes as instituições de ensino estudadas. Já o Facebook por ter sido realizado coletas nos perfis oficiais das instituições, manteve seus comentários muito mais focados e relacionados as publicações oficiais. Em relação a análise de sentimentos, ambas as instituições apresentaram um predomínio de sentimentos positivos no período da coleta. |
Resumo em lingua estrangeira: | Amid the rise of social networks in our society, social networks that offer a multiplicity of use, a wide virtual space with utility from social relationships, political discussions, mobilizations as well as a tool used by companies to get closer to their customers and public. -target. In this way, social networks are also used by educational institutions as a means of approaching the community in general, especially their students, while they also use social networks as a means of discussing and passing on issues that are related to these educational institutions. some way. In this sense, the general objective of this study is to represent and analyze data collected from social networks on the internet, Twitter and Facebook, through data mining from the years 2019 and 2020, referring to the public education institutions of Mato Grosso IFMT and UFMT and to make a comparison between Twitter and Facebook posts, in which Twitter posts are a collection of free publications and Facebook, the collection was carried out on the official channels of the institutions, in the case of comments as a result of official posts. It is noteworthy that this research has a quantitative nature, and that for a theoretical and conceptual basis, bibliographic research was used. For the collection of twitter data and for the analysis of all collected data, packages of the R program, version 4.1.2 were used. To collect data from Facebook, Netviz was used, which is an application from Facebook itself. As a result, it was found that social networks have considerable movement related to the keywords of the IFMT and UFMT research. Twitter publications, which were free publications, are much more spontaneous, and reverberate on various subjects related to the educational institutions studied. Facebook, on the other hand, for having collected the official profiles of the institutions, kept its comments much more focused and related to official publications. Regarding sentiment analysis, both institutions showed a predominance of positive feelings in the collection period. |
Palavra-chave: | Redes sociais Instituições de ensino Análise de sentimentos IFMT UFMT |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Social networks Teaching institutions Sentiment analysis IFMT UFMT |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Estatística - CUC |
Referência: | CARVALHO, Elen da Silva Moraes. Monitoramento de postagens referente as instituições de ensino IFMT e UFMT em redes sociais na internet nos anos de 2019 e 2020. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística ) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4293 |
Data defesa documento: | 21-Mar-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Estatística |
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