Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Isaias Pereira de-
dc.date.accessioned2024-12-18T21:51:05Z-
dc.date.available2024-12-12-
dc.date.available2024-12-18T21:51:05Z-
dc.date.issued2023-05-24-
dc.identifier.citationLIMA, Isaias Pereira de. Matemática para deficientes visuais. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4308-
dc.description.abstractMathematics is a fundamental discipline for cognitive development and social inclusion for all individuals, regardless of their limitations. However, the lack of accessibility to mathematical materials and the non-adaptation of teaching methodologies can be obstacles for many visually impaired students, causing difficulties in learning and understanding mathematical concepts. The focus of this undergraduate thesis was on inclusive mathematics teaching strategies and methodologies for visually impaired students in basic education. The aim of the research was to understand how these strategies and methodologies can be adapted to meet the individual needs of visually impaired students, as well as identify the difficulties they face in the process of teaching and learning mathematics. To address this, bibliographic reviews on the topic were conducted, in addition to interviews with teachers in basic education. The results point to the need to adapt teaching strategies and methodologies to meet the individual needs of each visually impaired student, respecting their abilities and limitations. Additionally, the research identified the main difficulties faced by visually impaired students in learning mathematics, such as the lack of adapted materials and the difficulty in visualizing abstract concepts. Finally, alternatives and strategies were presented to overcome these difficulties, such as the use of tactile and auditory resources, the use of assistive technologies, and the training of teachers for inclusive mathematics teaching for visually impaired students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-12-17T23:35:50Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Isaias Pereira de Lima.pdf: 908224 bytes, checksum: 7b58b6e1fbfa158ae81ec2ecc0c1ca2b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-12-18T21:50:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Isaias Pereira de Lima.pdf: 908224 bytes, checksum: 7b58b6e1fbfa158ae81ec2ecc0c1ca2b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-12-18T21:50:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Isaias Pereira de Lima.pdf: 908224 bytes, checksum: 7b58b6e1fbfa158ae81ec2ecc0c1ca2b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-18T21:51:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Isaias Pereira de Lima.pdf: 908224 bytes, checksum: 7b58b6e1fbfa158ae81ec2ecc0c1ca2b (MD5) Previous issue date: 2023-05-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMatemática para deficientes visuaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Wanderleya Nara Goncalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0207955487524123pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Wanderleya Nara Goncalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0207955487524123pt_BR
dc.contributor.referee2Pamplona, Admur Severino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9817070173290336pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Marcio Lemes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1534708250926451pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8195939959749353pt_BR
dc.description.resumoA matemática é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento cognitivo e para a inclusão social de todas as pessoas, independentemente de suas limitações. No entanto, a falta de acessibilidade aos materiais matemáticos e a não adaptação das metodologias de ensino podem representar empecilhos para muitos deficientes visuais, fazendo com que eles tenham dificuldades em aprender e compreender conceitos matemáticos. Oriundo desse contexto problematizador, o trabalho de conclusão de curso em questão teve como foco as estratégias e as metodologias de ensino de matemática inclusiva para deficientes visuais na educação básica. O objetivo da pesquisa foi entender como essas estratégias e metodologias podem ser adaptadas para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência visual, bem como identificar as dificuldades enfrentadas por esses alunos no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Para isso, foram realizadas revisões bibliográficas sobre o tema, além de entrevistas com professores na área de educação básica. Os resultados apontam que é possível a adaptação das estratégias e metodologias de ensino para atender às necessidades individuais de cada aluno com deficiência visual, respeitando suas limitações e potencializando suas habilidades. Além disso, a pesquisa identificou as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos com deficiência visual na aprendizagem da matemática, tais como a falta de materiais adaptados e a dificuldade de visualização de conceitos abstratos. Por fim, foram apresentadas alternativas e estratégias para superar essas dificuldades, como o uso de recursos táteis e auditivos, a utilização de tecnologias assistivas e a capacitação dos professores para o ensino inclusivo de matemática para alunos com deficiência visual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordensino inclusivopt_BR
dc.subject.keywordaprendizagem matemáticapt_BR
dc.subject.keywordformação de professores de matemáticapt_BR
dc.subject.keyword2inclusive educationpt_BR
dc.subject.keyword2mathematical learningpt_BR
dc.subject.keyword2mathematics teacher trainingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Isaias Pereira de Lima.pdf886.94 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.