Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4341
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Tamiris-
dc.date.accessioned2025-02-04T18:24:53Z-
dc.date.available2024-11-14-
dc.date.available2025-02-04T18:24:53Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Tamiris. A inserção feminina no campo da tecnologia da informação: uma análise do projeto meninas tecnológicas em Cuiabá. Orientador: Gracyeli Santos Souza Guarienti. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4341-
dc.description.abstractThis study investigates the lack of interest among female students in elementary and high school in the field of Information Technology (IT) in Cuiabá, identifying factors that contribute to this disengagement and how the extension project "Meninas Tecnológicas"serves as a strategy for inclusion and encouragement. The research aims to understand the project’s impact on participants’ perceptions and analyze its potential as a model to foster girls’ interest in IT in similar educational contexts. The findings highlight the importance of diversity in technology and how educational initiatives can dismantle cultural barriers and gender stereotypes that have historically deterred girls from pursuing careers in this field. The "Meninas Tecnológicas"project offers practical and interactive classes on programming fundamentals and computer architecture, aiming to equip participants with essential skills for future careers in technology. The methodology combines bibliographic research, case studies, and field research to provide a comprehensive analysis of the local context and the effects of implemented initiatives. Results indicate that increasing female representation in IT not only enriches the sector with new perspectives but also contributes to creating more adaptable and relevant technological solutions. Keywords: female inclusion; Information Technology; gender stereotypes; educational initiatives; diversity; empowerment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-02-04T18:24:33Z No. of bitstreams: 1 Tamiris Ribeiro - TCC.pdf: 366974 bytes, checksum: 793e6565e4166c70588c14973d4cea95 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-02-04T18:24:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tamiris Ribeiro - TCC.pdf: 366974 bytes, checksum: 793e6565e4166c70588c14973d4cea95 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-04T18:24:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tamiris Ribeiro - TCC.pdf: 366974 bytes, checksum: 793e6565e4166c70588c14973d4cea95 (MD5) Previous issue date: 2024-11-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA inserção feminina no campo da tecnologia da informação: uma análise do projeto meninas tecnológicas em Cuiabápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guarienti, Gracyeli Santos Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0747970997222751pt_BR
dc.contributor.referee1Guarienti, Gracyeli Santos Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0747970997222751pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Raoni Florentino da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079017129840047pt_BR
dc.contributor.referee3Bezerra, Diogo Henrique Duarte-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7941421723739379pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5494792561418836pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga a ausência de interesse de alunas do ensino fundamental e médio pela área de Tecnologia da Informação (TI) na cidade de Cuiabá, identificando fatores que contribuem para essa falta de engajamento. A pesquisa analisa o impacto do projeto de extensão "Meninas Tecnológicas"como uma estratégia de inclusão e estímulo para promover a participação feminina em TI. O estudo destaca a importância da diversidade de gênero no setor tecnológico e como iniciativas educativas podem desconstruir barreiras culturais e estereótipos que historicamente afastam meninas dessa área. O projeto "Meninas Tecnológicas"oferece aulas práticas sobre introdução à programação e arquitetura de computadores, visando capacitar as participantes com conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas. A metodologia adotada combina pesquisa bibliográfica, estudo de caso e pesquisa de campo, permitindo uma análise abrangente do cenário local e dos efeitos das iniciativas implementadas. Os resultados demonstram que a inclusão feminina em TI não apenas enriquece o setor com novas perspectivas, mas também contribui para a criação de soluções mais adaptáveis e relevantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Computação - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.keywordInclusão femininapt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstereótipos de gêneropt_BR
dc.subject.keywordDiversidadept_BR
dc.subject.keywordEducação tecnológicapt_BR
dc.subject.keyword2Female inclusionpt_BR
dc.subject.keyword2Information technologypt_BR
dc.subject.keyword2Gender stereotypespt_BR
dc.subject.keyword2Educational initiativespt_BR
dc.subject.keyword2Diversitypt_BR
dc.subject.keyword2Empowermentpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Computação - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tamiris Ribeiro - TCC.pdf358.37 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.