Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4341
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Tamiris | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T18:24:53Z | - |
dc.date.available | 2024-11-14 | - |
dc.date.available | 2025-02-04T18:24:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Tamiris. A inserção feminina no campo da tecnologia da informação: uma análise do projeto meninas tecnológicas em Cuiabá. Orientador: Gracyeli Santos Souza Guarienti. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4341 | - |
dc.description.abstract | This study investigates the lack of interest among female students in elementary and high school in the field of Information Technology (IT) in Cuiabá, identifying factors that contribute to this disengagement and how the extension project "Meninas Tecnológicas"serves as a strategy for inclusion and encouragement. The research aims to understand the project’s impact on participants’ perceptions and analyze its potential as a model to foster girls’ interest in IT in similar educational contexts. The findings highlight the importance of diversity in technology and how educational initiatives can dismantle cultural barriers and gender stereotypes that have historically deterred girls from pursuing careers in this field. The "Meninas Tecnológicas"project offers practical and interactive classes on programming fundamentals and computer architecture, aiming to equip participants with essential skills for future careers in technology. The methodology combines bibliographic research, case studies, and field research to provide a comprehensive analysis of the local context and the effects of implemented initiatives. Results indicate that increasing female representation in IT not only enriches the sector with new perspectives but also contributes to creating more adaptable and relevant technological solutions. Keywords: female inclusion; Information Technology; gender stereotypes; educational initiatives; diversity; empowerment. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-02-04T18:24:33Z No. of bitstreams: 1 Tamiris Ribeiro - TCC.pdf: 366974 bytes, checksum: 793e6565e4166c70588c14973d4cea95 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-02-04T18:24:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tamiris Ribeiro - TCC.pdf: 366974 bytes, checksum: 793e6565e4166c70588c14973d4cea95 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-04T18:24:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tamiris Ribeiro - TCC.pdf: 366974 bytes, checksum: 793e6565e4166c70588c14973d4cea95 (MD5) Previous issue date: 2024-11-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A inserção feminina no campo da tecnologia da informação: uma análise do projeto meninas tecnológicas em Cuiabá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guarienti, Gracyeli Santos Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0747970997222751 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guarienti, Gracyeli Santos Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0747970997222751 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Teixeira, Raoni Florentino da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5079017129840047 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Bezerra, Diogo Henrique Duarte | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7941421723739379 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5494792561418836 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga a ausência de interesse de alunas do ensino fundamental e médio pela área de Tecnologia da Informação (TI) na cidade de Cuiabá, identificando fatores que contribuem para essa falta de engajamento. A pesquisa analisa o impacto do projeto de extensão "Meninas Tecnológicas"como uma estratégia de inclusão e estímulo para promover a participação feminina em TI. O estudo destaca a importância da diversidade de gênero no setor tecnológico e como iniciativas educativas podem desconstruir barreiras culturais e estereótipos que historicamente afastam meninas dessa área. O projeto "Meninas Tecnológicas"oferece aulas práticas sobre introdução à programação e arquitetura de computadores, visando capacitar as participantes com conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas. A metodologia adotada combina pesquisa bibliográfica, estudo de caso e pesquisa de campo, permitindo uma análise abrangente do cenário local e dos efeitos das iniciativas implementadas. Os resultados demonstram que a inclusão feminina em TI não apenas enriquece o setor com novas perspectivas, mas também contribui para a criação de soluções mais adaptáveis e relevantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Engenharia – Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUVG - Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Computação - CUVG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão feminina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estereótipos de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Female inclusion | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Information technology | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Gender stereotypes | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Educational initiatives | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Diversity | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Empowerment | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Computação - Várzea Grande |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tamiris Ribeiro - TCC.pdf | 358.37 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.