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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4350
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santiago, Lucas de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T16:30:14Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19 | - |
dc.date.available | 2025-02-05T16:30:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
dc.identifier.citation | SANTIAGO, Lucas de Almeida. O espraiamento do perímetro urbano do município de Cuiabá e os efeitos gerados no transporte público coletivo. Orientador: Juliane Erika Cavalcante Bender. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4350 | - |
dc.description.abstract | Urban sprawl is understood as the expansion of the urban perimeter in relation to the limits of the municipality's fringe, which in turn generates a depopulation of large urban centers, regions with consolidated infrastructure, including public transportation. Therefore, this study aims to analyze how urban sprawl impacts public transportation. For the methodology, demographic data were analyzed along with images from Google Earth and Sigcuiabá for the years 2010 and 2022, analyzing the maps generated in QGIS and the images produced. For Public Transportation data, an analysis was conducted for the period 2012-2022, referring to the month of April, and the following indicators were analyzed: service coverage and frequency, travel time, and fleet size, with both analyses being verified by regions. Thus, the results demonstrate significant population growth, especially in the outskirts of the urban perimeter, highlighting the growth of urban clusters. Indicators for Public Transportation show a decrease in operational fleet size on weekdays, which intensifies on weekends. Another important factor analyzed was the emergence of new routes and the deactivation of some existing ones. Therefore, the evidence indicates the need for improvements in the system, such as increasing the fleet size, integrating with other modes of transportation to mitigate the impacts of urban sprawl on Public Transportation, promoting equity for the population. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-02-05T16:29:52Z No. of bitstreams: 1 TCC_II____LUCAS_DE_ALMEIDA_SANTIAGO.pdf: 3302547 bytes, checksum: d8d25abf0988ed186abe54f8054aabc0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-02-05T16:30:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_II____LUCAS_DE_ALMEIDA_SANTIAGO.pdf: 3302547 bytes, checksum: d8d25abf0988ed186abe54f8054aabc0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-05T16:30:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_II____LUCAS_DE_ALMEIDA_SANTIAGO.pdf: 3302547 bytes, checksum: d8d25abf0988ed186abe54f8054aabc0 (MD5) Previous issue date: 2024-03-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O espraiamento do perímetro urbano do município de Cuiabá e os efeitos gerados no transporte público coletivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bender, Juliane Erika Cavalcante | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1650374970304038 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bender, Juliane Érika Cavalcante | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1650374970304038 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Chegury, Juliana Queiroz Borges de M. | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3221019078205134 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Almeida, Isabella Martins de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5689389620999724 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1374517274644629 | pt_BR |
dc.description.resumo | O espraiamento urbano é compreendido como a expansão do perímetro urbano em direção aos limites da franja do município, gerando um esvaziamento dos centros urbanos, regiões essas com infraestrutura consolidada e dentre elas o transporte público se enquadra. Esse trabalho tem como objetivo analisar como o espraiamento urbano impacta no transporte público coletivo. Para a análise demográfica foi investigado por meio de banco de dados do IBGE referente aos dados censitários do ano de 2010, entretanto para o ano de 2022 foi analisado os dados demográficos gerais, visto que os dados censitários não estão consolidados, a segunda ferramenta utilizada foi o uso do software QGIS e a plataforma Google Earth para a geração de mapas referente ao intervalo de tempo analisado identificando por meio dele de forma visual o surgimento de aglomerados urbanos. Para os dados de Transporte Público Coletivo foi analisado para um intervalo de 2012-2022 referente ao mês de abril e analisado seguintes indicadores: intervalo de atendimento e frequência de viagem, tempo de viagem e frota operacional, ambas análises foi verificado por regiões. Os resultados obtidos demonstram um crescimento populacional significativo, em especialmente nas limítrofes do perímetro urbano, evidenciando o crescimento de aglomerados urbanos. Os indicadores para o Transporte Público Coletivo apontam uma queda em relação a frota operacional para os dias úteis que se intensificam nos finais de semana, outro fator importante analisado foi o surgimento de novas linhas e desativação de algumas. Portanto, as evidências indicam a necessidade de melhorias no sistema sejam elas aumento de frota, integração com outros modos de transportes com proposito de mitigar os impactos gerado pelo espraiamento no Transporte Público Coletivo promovendo equidade para a população. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Engenharia – Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUVG - Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Transportes - CUVG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espraiamento urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Urban sprawl | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Public transportation | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Urban planning | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Urban mobility | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Transportes - Várzea Grande |
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