Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4361
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Índice de integridade de nascentes do Cerrado: uma ferramenta simplificada e eficiente para o planejamento da conservação
Autor(es): Martins, Rafaella Oliveira
Orientador(a): Brasil, Leandro Schlemmer
Membro da Banca: Brasil, Leandro Schlemmer
Membro da Banca: Lima Junior, Dilermando Pereira
Membro da Banca: Miguel, Thiago Barros
Resumo : As nascentes são essenciais para a segurança hídrica no Cerrado, especialmente considerando seus prolongados períodos de seca. No entanto, a proteção desses ambientes muitas vezes é comprometida por diversas atividades humanas, sendo necessária a criação de planos de proteção e recuperação de nascentes já degradadas. Assim, a avaliação da integridade ambiental das nascentes é essencial para a adoção de medidas efetivas de proteção ou restauração. Portanto, o objetivo deste estudo é refinar protocolos de avaliação da integridade ambiental de nascentes localizadas no Bioma Cerrado. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica dos modelos de protocolos ambientais existentes, adaptando-os considerando as condições ambientais do Cerrado, e o valor final obtido com a aplicação desse protocolo em campo foi denominado Índice de Integridade de Nascentes (IIN). Usamos modelos lineares para mensurar a relação entre IIN e um conjunto de variáveis limnológicas locais e cobertura de vegetação. Foram avaliadas 48 nascentes, e os valores de integridade (IIN) variaram de 0,17 a 1, sendo que valores mais próximos de 1 indicaram as nascentes mais preservadas. O IIN apresentou relação positiva com oxigênio dissolvido e cobertura vegetal da paisagem, e negativa com temperatura, pH e condutividade elétrica da água. Apesar de ser uma análise macroscópica, esses resultados indicam que o IIN é efetivo e robusto para medir a qualidade ambiental de nascentes, com a vantagem de ser conduzido em poucos minutos. Assim, sugere-se sua aplicação em todo o bioma para que nascentes com menores valores de IIN possam ser rapidamente identificadas e priorizadas para restauração no Bioma Cerrado.
Palavra-chave: ações antrópicas
preservação
revitalização
segurança hídrica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Curso: Ciências Biológicas - CUA
Referência: MARTINS, Rafaella Oliveira. Índice de integridade de nascentes do Cerrado: uma ferramenta simplificada e eficiente para o planejamento da conservação. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4361
Data defesa documento: 2-Ago-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Rafaella Oliveira Martins.pdf1.52 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.