Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Kamylla Milena Voltolini dos-
dc.date.accessioned2025-02-10T18:48:28Z-
dc.date.available2024-11-26-
dc.date.available2025-02-10T18:48:28Z-
dc.date.issued2024-11-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Kamylla Milena Voltolini dos. Pêndulo de furuta como um instrumento didático para a disciplina de controle moderno. Orientador: Daniel Miranda Cruz. 2024. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4364-
dc.description.abstractEnhancing Hands-On Learning in Engineering: The Furuta Inverted Pendulum as a Teaching Tool Emphasizing the importance of learning by doing in engineering courses, this paper presents the Furuta inverted pendulum as an effective teaching tool for control systems courses, particularly modern control. This system, characterized by its nonlinear and underactuated structure, provides a challenging yet valuable opportunity for students to apply key concepts of complex dynamic systems, such as controllability, observability, and stability. The project begins with a detailed mathematical modeling of the system, allowing for the extraction of state equations and the analysis of its dynamic properties. This step enables computer-based simulations to predict system behavior before applying the theory in a real-world setting. With the system's properties well understood, a state-feedback controller is designed to keep the pendulum balanced in the upright position, even in the presence of small external disturbances. Additionally, building a physical version of the Furuta inverted pendulum allows students to see the theoretical concepts put into practice, compare results, and understand key differences between computational models and real-world systems. This hands-on approach fosters an active learning environment that not only improves understanding of dynamic system behavior but also equips students with practical skills to tackle real-world engineering challenges.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alexjerry1@gmail.com) on 2025-02-10T18:48:14Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024 Kamylla Milena Voltolini dos Santos.pdf: 2522286 bytes, checksum: e48b88f14aa0c488102beb30ec6caf0f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Alves Almeida (alexjerry1@gmail.com) on 2025-02-10T18:48:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024 Kamylla Milena Voltolini dos Santos.pdf: 2522286 bytes, checksum: e48b88f14aa0c488102beb30ec6caf0f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-10T18:48:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024 Kamylla Milena Voltolini dos Santos.pdf: 2522286 bytes, checksum: e48b88f14aa0c488102beb30ec6caf0f (MD5) Previous issue date: 2024-11-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePêndulo de furuta como um instrumento didático para disciplina de controle modernopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Daniel Miranda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3572044019902705pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Daniel Miranda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3572044019902705pt_BR
dc.contributor.referee2Kempner, Thais Reggina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5630808549813002pt_BR
dc.contributor.referee3Zamodzki, Rafael-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3115496564318699pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8478499327673326pt_BR
dc.description.resumoVisando reforçar a importância do aprendizado por meio da prática em cursos de Engenharia, este trabalho apresenta o pêndulo invertido de Furuta como uma ferramenta didática eficaz para o ensino de disciplinas de controle, com ênfase no controle moderno. Esse objeto de estudo, caracterizado por sua estrutura não linear e subatuada, oferece um cenário desafiador e enriquecedor para a aplicação prática de conceitos fundamentais em sistemas dinâmicos complexos, permitindo que os estudantes aprofundem temas essenciais, como controlabilidade, observabilidade e estabilidade. O desenvolvimento do projeto inicia-se com a modelagem matemática detalhada do sistema, possibilitando a extração das equações de estado e a análise de suas propriedades dinâmicas. Essa etapa permite a simulação computacional do comportamento do sistema antes da aplicação prática da teoria. Com a modelagem e a caracterização do sistema, desenvolve-se um controlador por realimentação de estados capaz de estabilizar o pêndulo na posição vertical, mesmo diante de pequenas perturbações externas. Além disso, a implementação de um sistema físico do pêndulo invertido de Furuta possibilita a observação empírica da teoria discutida nas etapas anteriores, permitindo a comparação de resultados e a análise das diferenças entre sistemas computacionais e físicos. Essa abordagem promove um ambiente de aprendizagem ativo, que não apenas facilita a compreensão dos comportamentos dinâmicos, mas também prepara os alunos para desafios práticos na engenharia de controle.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Controle e Automação - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOSpt_BR
dc.subject.keywordPêndulo Invertido Rotacionalpt_BR
dc.subject.keywordControle automáticopt_BR
dc.subject.keywordRobôs industriaispt_BR
dc.subject.keywordMecanizaçãopt_BR
dc.subject.keyword2Rotational Inverted Pendulumpt_BR
dc.subject.keyword2Automatic controlpt_BR
dc.subject.keyword2Industrial robotspt_BR
dc.subject.keyword2Mechanizationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Controle e Automação - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024 Kamylla Milena Voltolini dos Santos.pdf2.46 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.