Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4368
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fernandes, Luis Felipe Wolff | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-10T22:59:45Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10 | - |
dc.date.available | 2025-02-10T22:59:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Luis Felipe Wolff. Análise do comportamento de pavimentos ferroviários em função da variação dos materiais da camada de subleito e avaliação das alternativas de reforço dos subleitos. Orientador: Fabiani Maria Dalla Rosa Barbosa. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Várzea Grande, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4368 | - |
dc.description.abstract | This study analyzes the mechanical behavior of railway pavements considering variations in the materials of the subgrade layer, with an emphasis on stability and the feasibility of reinforcement to support specific loads. Two scenarios were investigated: the soil of Várzea Grande (MT) and the soil of Lucas do Rio Verde (MT). An empirical method was used for pavement design, assessing the need for subgrade reinforcement and the properties of the materials employed. The tests showed that the soil from Várzea Grande, stabilized with 4.5% cement, presented a California Bearing Ratio (CBR) of 176.2%. Although technically efficient, this solution proved to be economically unfeasible. In contrast, treatment with 2.5% hydrated lime resulted in a CBR of 22%, making it suitable for use as a reinforcement layer. In the second scenario, the soil, classified as A-6, was treated with hydrated lime and aluminum sulfate. The addition of hydrated lime, at a ratio of 1:1500, resulted in a CBR of 16.81%, which was inadequate for reinforcement. On the other hand, treatment with aluminum sulfate, at a ratio of 1:2500, achieved a CBR of 20.33%, proving to be both technically and economically viable. It is concluded that the choice of reinforcement materials should consider both mechanical properties and economic feasibility. In this regard, hydrated lime and aluminum sulfate stand out as effective alternatives. This study contributes to the optimization of railway pavements, promoting the sustainable and efficient use of local resources. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alexjerry1@gmail.com) on 2025-02-10T22:59:33Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Luis Felipe Wolff Fernandes.pdf: 1784696 bytes, checksum: d7c73b241e9ce631ffa9c4cd166cf90c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Alex Alves Almeida (alexjerry1@gmail.com) on 2025-02-10T22:59:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Luis Felipe Wolff Fernandes.pdf: 1784696 bytes, checksum: d7c73b241e9ce631ffa9c4cd166cf90c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-10T22:59:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Luis Felipe Wolff Fernandes.pdf: 1784696 bytes, checksum: d7c73b241e9ce631ffa9c4cd166cf90c (MD5) Previous issue date: 2024-04-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise do comportamento de pavimentos ferroviários em função da variação dos materiais da camada de subleito e avaliação das alternativas de reforço dos subleitos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Fabiani Maria Dalla Rosa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1390024381595259 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Donato, Marina | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3065688209469583 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Fabiani Maria Dalla Rosa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1390024381595259 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Matheus Francisco da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3361166573062063 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Gouveia, Bruno Guida | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5991925401759457 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3391199375009104 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo analisa o comportamento mecânico de pavimentos ferroviários considerando variações nos materiais da camada de subleito, com ênfase na estabilidade e na viabilidade de reforço para suportar cargas específicas. Foram investigados dois cenários: o solo de Várzea Grande (MT) e o solo de Lucas do Rio Verde (MT). Para o dimensionamento, utilizou-se um método empírico, avaliando a necessidade de reforço do subleito e as propriedades dos materiais empregados. Os ensaios demonstraram que o solo de Várzea Grande, estabilizado com 4,5% de cimento, apresentou um Índice de Suporte Califórnia (CBR) de 176,2%. Embora tecnicamente eficiente, essa solução revelou-se economicamente inviável. Já o tratamento com 2,5% de cal hidratada resultou em um CBR de 22%, sendo apropriado para aplicação como camada de reforço. No segundo cenário, o solo, classificado como A-6, foi tratado com cal hidratada e sulfato de alumínio. A adição de cal hidratada, na proporção de 1:1500, resultou em um CBR de 16,81%, valor inadequado para reforço. Por outro lado, o tratamento com sulfato de alumínio, na proporção de 1:2500, atingiu um CBR de 20,33%, mostrando-se técnica e economicamente viável. Conclui-se que a escolha dos materiais de reforço deve considerar tanto as características mecânicas quanto a viabilidade econômica. Nesse sentido, a cal hidratada e o sulfato de alumínio destacam-se como alternativas eficazes. Este estudo contribui para a otimização de pavimentos ferroviários, promovendo o uso sustentável e eficiente de recursos locais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Engenharia – Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUVG - Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Transportes - CUVG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engenharia ferroviária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infra-estruturas de transportes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estrada de ferro | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Railway engineering | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Transport infrastructures | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Railroad | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Transportes - Várzea Grande |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Luis Felipe Wolff Fernandes.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.