Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4371
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Dificuldades enfrentadas por professores durante a pandemia de COVID-19 |
Autor(es): | Souza, Marinalva Santos de Oliveira |
Orientador(a): | Justo, Cristina Filomena |
Membro da Banca: | Justo, Cristina Filomena |
Membro da Banca: | Paiva, Ayane de Souza |
Membro da Banca: | Pignati, Marina Teófilo |
Resumo : | A pandemia da COVID-19, que teve início em março de 2020, causou uma série de danos à sociedade não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Seus impactos foram sentidos em várias áreas, incluindo a econômica, social e educacional. Com o objetivo de compreender o funcionamento das aulas remotas e as dificuldades enfrentadas pelos professores, este trabalho realizou uma revisão bibliográfica para agrupar trabalhos relevantes sobre o tema. O levantamento bibliográfico foi realizado utilizando as plataformas PUBMED, SCIELO e Google Acadêmico, com trabalhos publicados no período de 2020 a 2024, as palavras-chave para busca foram: “pandemia”; “ensino remoto”;“Covid 19”;“distanciamento social e ‘’prática docente”.Como critério de exclusão foram eliminados os trabalhos que não tratavam do ensino fundamental 2 ou do ensino médio, que são as áreas de atuação do licenciado em ciências biológicas. No total, a pesquisa resultou em 1.170 resultados de busca; foi feita uma leitura dos títulos para seleção preliminar, destes selecionou-se 150 para leitura do resumo, dos quais 15 obras foram selecionadas para leitura, incluindo artigos, monografias e outros tipos de escritos. Dessas obras, cinco foram escolhidas para uma análise detalhada após o processo de refinamento. Entre os resultados obtidos, três dificuldades se destacaram: dificuldades de adaptação ao uso das tecnologias virtuais, sobrecarga de trabalho e dificuldade de conciliar as atividades, indicando que a principal dificuldade dos professores foi se adaptar à realidade imposta pela pandemia. É evidente que esse período histórico de pandemia deixará um legado na metodologia de ensino, que continuará influenciando além do período pandêmico. |
Resumo em lingua estrangeira: | The COVID-19 pandemic began in March 2020 and caused a series of damages to society not only in Brazil, but throughout the world. Its impacts were felt in several areas, including the economic, social and educational sectors. In order to understand how remote classes work and the difficulties faced by teachers, this study carried out a bibliographic review to group relevant works on the subject. The bibliographic survey was carried out using the PUBMED, SCIELO and Google Scholar platforms, with works published between 2020 and 2024. The search keywords were: “pandemic”; “remote teaching”; “Covid 19”; “social distancing” and “teaching practice”. As exclusion criteria, works that did not address the areas of activity of the graduate in biological sciences: elementary school 2 or high school were eliminated. In total, the search resulted in 1,170 results. The titles were read for preliminary selection, of which 150 were selected for reading the abstract, of which 15 works were selected for reading, including articles, monographs and other types of writings. Of these works, five were chosen for detailed analysis after the refinement process. Among the results obtained, three difficulties stood out: difficulties in adapting to the use of virtual technologies, work overload and difficulty in reconciling domestic and professional activities, indicating that the main difficulty for teachers was adapting to the reality imposed by the pandemic. It is clear that this historical period of pandemic will leave a legacy in teaching methodology, which will continue to influence beyond the pandemic period. |
Palavra-chave: | ensino remoto Covid 19 distanciamento social pandemia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | remote teaching Covid 19 social distancing pandemic |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Programa: | Ciências Biológicas - CUA |
Referência: | SOUZA, Marinalva Santos de Oliveira. Dificuldades enfrentadas por professores durante a pandemia de COVID-19. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4371 |
Data defesa documento: | 13-Nov-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Biológicas - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Marinalva Santos de Oliveira Souza.pdf | 3.12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.