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dc.creatorDourado, Thaís Boaventura-
dc.date.accessioned2025-02-24T15:42:38Z-
dc.date.available2024-12-18-
dc.date.available2025-02-24T15:42:38Z-
dc.date.issued2024-04-10-
dc.identifier.citationDOURADO, Thaís Boaventura. Análise do comportamento mecânico de um pavimento rodoviário com variações dos materiais da camada de sub-base. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transporte) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4375-
dc.description.abstractPavement research and analysis are crucial to making it feasible to use local materials, such as soil, in road construction. In the study carried out at the UFMT Campus in Várzea Grande, the soil was evaluated in its natural condition and after various improvements. The aim of this research is to analyze the mechanical behavior of pavements with different materials in the subbase layer, keeping the load uniform and the layers fixed. Following a methodology in line with technical standards, the physical and mechanical properties of the materials were evaluated. This analysis is fundamental to understanding the behavior and interaction of these materials under various conditions, such as load, humidity and temperature, in order to ensure the consistency of the results obtained. The tests revealed that soils with 20%, 35% or 50% waste are not suitable for the sub-base in real projects due to their low CBR values, but the soil with 20% waste was considered for analysis due to its CBR being closer to the required one. However, the soil improved with 2.5% lime showed promising results, while the soil with 4.5% cement was qualified for the base layer due to its satisfactory CBR values. The design of the pavements showed the importance of considering the mechanical properties of the materials for efficient performance. In this way, the various scenarios highlighted the impact of the CBR values on the layer thicknesses, showing that the best solution resulted from using a soil mixture with 4.5% cement.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-02-24T15:42:12Z No. of bitstreams: 1 TCC2_THAIS_BOAVENTURA_DOURADO.pdf: 1281314 bytes, checksum: fa678f39b8c0a871232378a53b14f2b4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-02-24T15:42:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC2_THAIS_BOAVENTURA_DOURADO.pdf: 1281314 bytes, checksum: fa678f39b8c0a871232378a53b14f2b4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-24T15:42:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC2_THAIS_BOAVENTURA_DOURADO.pdf: 1281314 bytes, checksum: fa678f39b8c0a871232378a53b14f2b4 (MD5) Previous issue date: 2024-04-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise do comportamento mecânico de um pavimento rodoviário com variações dos materiais da camada de sub-basept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Fabiani Maria Dalla Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1390024381595259pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Donato, Marina-
dc.contributor.referee1Barbosa, Fabiani Maria Dalla Rosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1390024381595259pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Matheus Francisco da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3361166573062063pt_BR
dc.contributor.referee3Marchezini, Silvana Fava-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4209742476821617pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa e análise de pavimentos são cruciais para viabilizar o uso de materiais locais, como solos, na construção de estradas. No estudo realizado no Câmpus da UFMT em Várzea Grande, avaliou-se o solo em sua condição natural e após diversos melhoramentos. O objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento mecânico dos pavimentos com diferentes materiais na camada de sub-base, mantendo a carga uniforme e as camadas fixas. Seguindo uma metodologia alinhada às normas técnicas, foram realizadas avaliações das propriedades físicas e mecânicas dos materiais. Essa análise é fundamental para compreender o comportamento e a interação desses materiais em variadas condições, como carga, umidade e temperatura, visando assegurar a consistência dos resultados obtidos. Os ensaios revelaram que solos com 20%, 35% ou 50% de resíduos não são adequados para a sub-base em projetos reais devido aos baixos valores de CBR, mas o solo com 20% de resíduo foi considerado para análise devido ao seu CBR mais próximo do exigido. Contudo, em relação ao solo melhorado com 2,5% de cal, este apresentou resultados promissores, enquanto o solo com adição de 4,5% de cimento foi qualificado para a camada de base devido aos valores satisfatórios de CBR. O dimensionamento dos pavimentos mostrou a importância de considerar as propriedades mecânicas dos materiais para eficiência em desempenho. Dessa forma, os diversos cenários destacaram o impacto dos valores de CBR nas espessuras das camadas, evidenciando que a melhor solução resultou da utilização da mistura de solo com 4,5% de cimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Transportes - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.keywordDimensionamento rodoviáriopt_BR
dc.subject.keywordMétodo empíricopt_BR
dc.subject.keywordMateriais melhoradospt_BR
dc.subject.keywordEspessuras das camadaspt_BR
dc.subject.keyword2Road designpt_BR
dc.subject.keyword2Empirical methodpt_BR
dc.subject.keyword2Improved materialspt_BR
dc.subject.keyword2Layer thicknessespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

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