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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do comportamento físico e mecânico do solo do Campus Universitário de Várzea Grande adicionado da CAL CH I
Autor(es): Santos, Lucas Rodrigues
Orientador(a): Barbosa, Fabiani Maria Dalla Rosa
Coorientador: Donato, Marina
Membro da Banca: Barbosa, Fabiani Maria Dalla Rosa
Membro da Banca: Silva, Matheus Francisco da
Membro da Banca: Oliveira, Bruno Rodrigues de
Resumo : A pesquisa sobre estabilização de solos com cal hidratada é fundamental para regiões com solos saprolíticos tropicais, encontrados no Campus da UFMT em Várzea Grande. Esses solos apresentam características geotécnicas desafiadoras, como expansibilidade e baixa resistência mecânica, que afetam diretamente sua utilização em obras de pavimentação. Neste contexto, o estudo justifica-se pela necessidade de melhorar as propriedades físicas e mecânicas desse solo, proporcionando uma solução mais econômica e sustentável para sua aplicação em infraestrutura. Seguindo a norma 419 (DNIT, 2019), foi determinada a dosagem mínima de cal necessária para estabilizar o solo, para atingir o pH de 12,4. Ensaios laboratoriais, como o Índice de Suporte Califórnia (CBR) e testes de expansão, foram realizados para avaliar ocomportamento do solo antes e após a adição de diferentes teores de cal. Os resultados indicaram um aumento significativo da resistência mecânica, com o CBR passando de 18% no estado natural para 42% com 3,5% de cal e já para a expansão medida no CBR o solo natural passou de 0,20 para 0,04 com a adição de 3,5% de cal, mostrando-se eficaz para controle de expansão e aumento de resistência. Assim, conclui-se que a adição de cal hidratada pode ser uma alternativa viável e eficiente para melhorar as propriedades geotécnicas do solo saprolítico, proporcionando uma base estável para pavimentação.
Resumo em lingua estrangeira: Research into stabilizing soils with hydrated lime is essential in regions with tropical saprolitic soils, which are found on the UFMT Campus in Várzea Grande. These soils have challenging geotechnical characteristics, such as expansibility and low mechanical strength, which directly affect their use in paving works. In this context, the study is justified by the need to improve the physical and mechanical properties of this soil, providing a more economical and sustainable solution for its application in infrastructure. Following standard 419 (DNIT, 2019), the minimum dosage of lime needed to stabilize the soil was determined, in order to achieve a pH of 12.4. Laboratory tests, such as the California Bearing Ratio (CBR) and expansion tests, were carried out to assess the behavior of the soil before and after the addition of different levels of lime. The results indicated a significant increase in mechanical strength, with the CBR going from 18% in the natural state to 42% with 3.5% lime, and for expansion measured in the CBR, the natural soil went from 0.20 to 0.04 with the addition of 3.5% lime, proving to be effective in controlling expansion and increasing strength. It can therefore be concluded that the addition of hydrated lime can be a viable and efficient alternative for improving the geotechnical properties of saprolitic soil, providing a stable base for paving.
Palavra-chave: Solo tropical saprolítico
Estabilização química com cal hidratada
Solo-cal
Palavra-chave em lingua estrangeira: Tropical saprolitic soil
Chemical stabilization with hydrated lime
Soil-lime
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUVG - Várzea Grande
Departamento: Instituto de Engenharia – Várzea Grande
Programa: Engenharia de Transportes - CUVG
Referência: SANTOS, Lucas Rodrigues. Análise do comportamento físico e mecânico do solo do Campus Universitário de Várzea Grande adicionado da CAL CH I. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transporte) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4376
Data defesa documento: 11-Nov-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

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