Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdm.ufmt.br/handle/1/438
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A contabilidade gerencial como mecanismo de gestão empresarial
metadata.dc.creator: Mesquita, Leila Lucia de Morais
metadata.dc.contributor.advisor1: Silvente, Giseli Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Silvente, Giseli Alves
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho objetiva compreender a importância da contabilidade gerencial como instrumento nas tomadas de decisões para a Gestão Empresarial, e a sua significância em um planejamento estratégico, determinando os planos em uma organização, facilitando a gestão de uma empresa como um todo. Em uma empresa para a tomada de uma decisão e o controle da organização há de se considerar as informações dos relatórios contábeis obrigatórios gerenciais que, além de atender às exigências legais, devem ser elaborados com a finalidade de apoiar o processo decisório e auxiliar aos gestores no processo de administração de uma organização com eficiência e eficácia. Entretanto, verifica-se a necessidade que as empresas têm em qualificar seus gestores quanto aos instrumentos contábeis a fim de alcançar uma administração de qualidade na Contabilidade, pois é o profissional contábil responsável por todo gerenciamento do sistema de informação, e os bancos de dados que propiciam dar suporte e orientar nas tomadas de decisões.
Resumen : This paper aims to understand the importance of managerial accounting as an instrument in decision making for Corporate Management and its significance in a strategic planning, determining the plans in an organization, facilitating the management of a company as a whole. In a company for making a decision and controlling the organization, one must consider the information in the mandatory management accounting reports which, besides to complying with legal requirements, should be designed to support the decision-making process and assist managers in the process of running an organization efficiently and effectively. However, there is a need for companies to qualify their managers for accounting instruments in order to achieve a better quality management in Accounting, because it is the accounting professional responsible for all management of the information system, and databases that provide support and guidance in decision making.
metadata.dc.subject.keyword: Contabilidade gerencial
Gestão empresarial
Tomada de decisão
metadata.dc.subject.keyword2: Management accounting
Business management
Decision making
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Mato Grosso
metadata.dc.publisher.initials: UFMT CUC - Cuiabá
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
metadata.dc.publisher.program: Auditoria e Controladoria Empresarial - CUC
Citación : MESQUITA, Leila Lucia de Morais. A contabilidade gerencial como mecanismo de gestão empresarial. 2017. 26 f. TCC (Especialização em Auditoria e Controladoria Empresarial) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://bdm.ufmt.br/handle/1/438
Fecha de publicación : 30-ene-2017
Aparece en las colecciones: Auditoria e Controladoria Empresarial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCCP_2017_Leila Lúcia de Morais Mesquita.pdf692.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.