Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4383
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGodoi, Patrick-
dc.date.accessioned2025-03-13T20:11:39Z-
dc.date.available2016-04-14-
dc.date.available2025-03-13T20:11:39Z-
dc.date.issued2016-04-08-
dc.identifier.citationGODOI, Patrick. Geometria Esférica: história, conceitos e uma sequência de atividades. 2016. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4383-
dc.description.abstractSphere geometry can be considered the oldest non-Euclidean geometries. His concepts were known even before Euclid formulates its geometry. Currently, the spherical geometry is of fundamental importance in daily life, mainly used to geographic location purposes. This work aims to present a series of interdisciplinary activities to contribute to the teaching of Spherical Geometry teacher training. Also, we bring a brief historical background about the Spherical Geometry, enunciating leading thinkers and scholars who developed their studies based on this area of mathematics. Also bring some of the key concepts and resolutions of spherical geometry that will be needed for the resolution of activities. With this work we realize the importance of the sphere geometry and the need to insert it increasingly on teacher training so that, in the future, can be inserted also in basic and secondary education so that students can better understand the world in which they live in, from the advances that have occurred with the advent of spherical geometry.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-22T21:08:23Z No. of bitstreams: 1 TCC_2015_PATRICK GODOI.pdf: 2597562 bytes, checksum: 6e90f07f0e66b6c1a163b9ee7dfe4b3b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2023-04-02T13:11:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2015_PATRICK GODOI.pdf: 2597562 bytes, checksum: 6e90f07f0e66b6c1a163b9ee7dfe4b3b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2024-07-11T17:11:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2015_PATRICK GODOI.pdf: 2597562 bytes, checksum: 6e90f07f0e66b6c1a163b9ee7dfe4b3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-13T20:11:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2015_PATRICK GODOI.pdf: 2597562 bytes, checksum: 6e90f07f0e66b6c1a163b9ee7dfe4b3b (MD5) Previous issue date: 2016-04-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGeometria Esférica : história, conceitos e uma sequência de atividadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Malavazi, Mazílio Coronel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120128933200790pt_BR
dc.contributor.referee1Malavazi, Mazílio Coronel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120128933200790pt_BR
dc.contributor.referee2Laier, Simone Simionato dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8804958200762621pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Edson Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3184651096945519pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4701115385739190pt_BR
dc.description.resumoA Geometria da Esfera pode ser considerada a mais antiga das Geometrias não-Euclidianas. Seus conceitos já eram conhecidos até mesmo antes de Euclides formular sua Geometria. Atualmente, a Geometria Esférica é de fundamental importância no cotidiano, utilizada principalmente para fins de localização geográfica. Assim, este trabalho tem como principal objetivo a apresentação de uma sequência de atividades interdisciplinares para contribuir no ensino da Geometria Esférica na formação de professores. Além disso, trazemos um breve contexto histórico acerca da Geometria Esférica, enunciando principais pensadores e estudiosos que desenvolveram seus estudos com base nessa área da Matemática. Trazemos ainda alguns dos principais conceitos e resoluções da Geometria Esférica que serão necessários para a resolução das atividades. Com este trabalho percebemos a importância da Geometria da Esfera e a necessidade de inseri-la cada vez mais na formação de professores para que, no futuro, possa ser inserida também nos ensinos básico e médio a fim de que os alunos possam compreender melhor o mundo em que vivem, a partir dos avanços que ocorreram com o advento da Geometria Esférica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordGeometria não-Euclidianapt_BR
dc.subject.keywordGeometria Esféricapt_BR
dc.subject.keywordSequência de Atividadespt_BR
dc.subject.keyword2Non- Euclidean Geometrypt_BR
dc.subject.keyword2Spherical Geometrypt_BR
dc.subject.keyword2Activities sequencept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2015_PATRICK GODOI.pdf2.54 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.