Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBertollo, Luana Cristina-
dc.date.accessioned2025-03-19T19:46:57Z-
dc.date.available2024-09-09-
dc.date.available2025-03-19T19:46:57Z-
dc.date.issued2024-04-11-
dc.identifier.citationBERTOLLO, Luana Cristina. Abordagem experimental de baixo custo a partir das questões de Física do ENEM 2023. 2023. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4397-
dc.description.abstractThis course completion work (TCC) addresses the implementation of low-cost experimental approaches, based on Physics questions from ENEM 2023, aiming to improve the learning of this subject in high school. Initially, an analysis of the history of education in Brazil is presented, highlighting the emergence of the National High School Exam (ENEM) and the importance of theoretical and experimental Physics in the school curriculum. The difficulties faced in teaching Physics are discussed, especially with regard to experimentation, highlighting the importance of low-cost solutions to overcome such challenges. The methodology adopted involved the development of simple and accessible experiment proposals, aligned with the specific demands of the ENEM 2023 Physics questions. The results obtained demonstrated that the proposed experiments are viable and effective for understanding the concepts covered in the exam, in addition to which can significantly contribute to improving student learning. It is concluded, therefore, that the use of low-cost experimental approaches, adapted to the needs of ENEM, can be an effective strategy to promote the learning of Physics in high school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2024-12-19T18:44:55Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_LUANA CRISTINA BERTOLLO.pdf: 3955969 bytes, checksum: 721cd22e05128108a63f38e2e411cd6f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2025-03-19T19:46:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_LUANA CRISTINA BERTOLLO.pdf: 3955969 bytes, checksum: 721cd22e05128108a63f38e2e411cd6f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2025-03-19T19:46:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_LUANA CRISTINA BERTOLLO.pdf: 3955969 bytes, checksum: 721cd22e05128108a63f38e2e411cd6f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-19T19:46:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_LUANA CRISTINA BERTOLLO.pdf: 3955969 bytes, checksum: 721cd22e05128108a63f38e2e411cd6f (MD5) Previous issue date: 2024-04-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAbordagem experimental de baixo custo a partir das questões de Física do ENEM 2023pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Hernani Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649540914748537pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Hernani Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649540914748537pt_BR
dc.contributor.referee2Santana, Ricardo Robinson Campomanes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4005610138735380pt_BR
dc.contributor.referee3Botan, Éverton-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2500224616031473pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso (TCC) aborda a implementação de abordagens experimentais de baixo custo, baseadas em questões de Física do ENEM 2023, visando melhorar a aprendizagem dessa disciplina no ensino médio. Inicialmente, é apresentada uma análise da história da educação no Brasil, destacando o surgimento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a importância da Física teórica e experimental no currículo escolar. São discutidas as dificuldades enfrentadas no ensino de Física, especialmente no que diz respeito à experimentação, ressaltando a importância de soluções de baixo custo para contornar tais desafios. A metodologia adotada envolveu o desenvolvimento de propostas de experimentos simples e acessíveis, alinhados com as demandas específicas das questões de Física do ENEM 2023. Os resultados obtidos demonstraram que os experimentos propostos são viáveis e eficazes para a compreensão dos conceitos abordados no exame, além de que podem contribuir significativamente para a melhoria do aprendizado dos alunos. Conclui-se, portanto, que a utilização de abordagens experimentais de baixo custo, adaptadas às necessidades do ENEM, pode ser uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem de Física no ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programFísica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keywordAbordagens experimentaispt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordENEMpt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordFísicapt_BR
dc.subject.keyword2Experimental approachespt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2ENEMpt_BR
dc.subject.keyword2High schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Physicspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_LUANA CRISTINA BERTOLLO.pdf3.86 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.