Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4472
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Renúncia fiscal : uma análise da renúncia fiscal no estado de Mato Grosso no período 2020-2022 e seus impactos econômicos
Autor(es): Del Llano, William Carlos de Andrade
Orientador(a): Moraes, Ney Mussa de
Membro da Banca: Moraes, Ney Mussa de
Membro da Banca: Carvalho, Lucia Fernanda de
Membro da Banca: Luciardo, Renildes Oliveira
Resumo : O Estado de Mato Grosso é um ente federativo que tem como uma de suas principais funções a de administrar, e que faz isso a partir das suas receitas arrecadadas, porém apresenta uma estimativa de renúncia fiscal para 2022 na casa dos bilhões. Diante disso, faz-se necessário um estudo sobre a Renúncia Fiscal, a fim de analisar a renúncia fiscal aplicada em Mato Grosso, e o impacto dessa renúncia no PIB e na taxa de desemprego do estado. Para tanto, é necessário analisar as três últimas Leis de Diretrizes Orçamentárias e Leis Orçamentárias Anuais de Mato Grosso, comparar a evolução ou involução apresentada no Anexo das LDOS referentes a Renúncia Fiscal, demonstrar as principais áreas abrangidas com o benefício da renúncia e o significado disso e verificar se o objetivo da renúncia fiscal está sendo realizado, ou seja, se a renúncia está produzindo algo de proveitoso para a sociedade como um todo. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica e documental: seleção, leitura e fichamento de fontes bibliográficas (livros, artigos, revistas, vídeos) de distintos autores que servirá como corpo teórico para a construção do texto do trabalho de conclusão do curso de ciências contábeis da UFMT, bem como a análise de leis e de demonstrações financeiras. Diante disso, verifica-se que não se obteve uma solução, pois os dados obtidos, apesar de serem válidos para confirmar o efeito positivo da renúncia fiscal, não serviram para cravar um entendimento de que a renúncia fiscal é vantajosa ou não para o estado.
Palavra-chave: Renúncia fiscal
Efeitos negativos
Impacto econômico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Programa: Ciências Contábeis - CUC
Referência: DEL LLANO, William Carlos de Andrade. Renúncia fiscal: uma análise da renúncia fiscal no estado de Mato Grosso no período 2020-2022 e seus impactos econômicos. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4472
Data defesa documento: 11-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_William Carlos de Andrade Del Llano.pdf1.13 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.