Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPulcherio, Jordany Lopes Viegas-
dc.creatorMartins, Nathany Mara Nascimento-
dc.date.accessioned2025-05-19T18:44:16Z-
dc.date.available2023-03-11-
dc.date.available2025-05-19T18:44:16Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationPULCHERIO, Jordany Lopes Viegas; MARTINS, Nathany Mara Nascimento. Simulação em saúde: artefato estratégico na pandemia pela covid-19. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4520-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-04-24T14:27:51Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Jordany Lopes Viegas Pulcherio.pdf: 292072 bytes, checksum: 5060a3397d468e660482fd3db9082f24 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-19T18:44:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Jordany Lopes Viegas Pulcherio.pdf: 292072 bytes, checksum: 5060a3397d468e660482fd3db9082f24 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-19T18:44:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Jordany Lopes Viegas Pulcherio.pdf: 292072 bytes, checksum: 5060a3397d468e660482fd3db9082f24 (MD5) Previous issue date: 2022-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSimulação em saúde : artefato estratégico na pandemia pela covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Mara Regina Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175732777073780pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Mara Regina Rosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175732777073780pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6001863171430899pt_BR
dc.description.resumoA pandemia pela covid-19 impôs a necessidade de remodelar a forma de apreensão das habilidades requeridas pelos profissionais, com a utilização de protocolos que só conseguiriam ser praticados na rotina hospitalar se houvesse a construção de conhecimento pelos profissionais envolvidos. Dessa forma, a simulação em saúde ganhou relevância como estratégia para prover a capacitação dos profissionais de saúde. Objetivo: Este estudo buscou analisar, na perspectiva de profissionais de saúde, as ações educativas mediadas por simulação em saúde, implementadas durante a pandemia pela covid-19, à luz da gestão da clínica, em um hospital universitário da região centro-oeste do Brasil. Metodologia: Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, que utilizou para a produção de dados, entrevistas semiestruturadas com profissionais que participaram e/ou instruíram simulações ao longo da pandemia – profissionais de saúde e educadores, utilizando como apoio o software IRaMuTeQ®. Resultados e discussões: Foram criados dois corpus e as classes obtidas em dois grupos foram divididas em três categorias para análise e discussão. “Implicações da simulação”, “Intrassimulação: o erro como forma de aprendizado” e “Aperfeiçoamento da prática”. Considerações finais: Considera-se que simulação em saúde, é uma metodologia ativa que foi muito utilizada pelos profissionais de saúde, e que demonstra potencial para suprir necessidades emergenciais de capacitação, em situações de crise.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagem (FAEN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programEnfermagem - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.subject.keywordSimulaçãopt_BR
dc.subject.keywordTreinamento por simulaçãopt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Jordany Lopes Viegas Pulcherio.pdf285.23 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.