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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4531
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Testa, Thalita Aparecida da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-19T22:44:25Z | - |
dc.date.available | 2025-03-31 | - |
dc.date.available | 2025-05-19T22:44:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.identifier.citation | TESTA, Thalita Aparecida da Cruz. Modelo matemático para determinação do volume exportado de soja do Estado de Mato Grosso pelos principais portos brasileiros. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4531 | - |
dc.description.abstract | In this study, the need to reduce the costs of transporting soybeans produced in Mato Grosso to Brazilian ports is addressed, aiming to improve the efficiency of the agricultural supply chain. A linear transportation programming model was developed, encompassing the determination of the hub cities, the survey of transportation costs, the mathematical model and the search for the optimal solution. Two scenarios were explored: road-only transport and multimodal transport. The results indicate that the multimodal scenario totaled R$ 6,502,401.71 billion, while the road scenario reached R$ 8,435,163.16 billion. The adoption of multimodal transport generated significant savings of R$ 1,932,761.45 billion, highlighting its effectiveness in optimizing costs and logistics efficiency. These results provide valuable insights for the strategic planning of the Brazilian agricultural sector, contributing to improving supply chain management and increasing its global competitiveness. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-05-19T22:44:07Z No. of bitstreams: 1 TCC _THALITA_A_C_TESTA.pdf: 2481045 bytes, checksum: 4f632282b3b49dc5089ebe99112774ed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-05-19T22:44:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC _THALITA_A_C_TESTA.pdf: 2481045 bytes, checksum: 4f632282b3b49dc5089ebe99112774ed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-19T22:44:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC _THALITA_A_C_TESTA.pdf: 2481045 bytes, checksum: 4f632282b3b49dc5089ebe99112774ed (MD5) Previous issue date: 2024-03-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modelo matemático para determinação do volume exportado de soja do Estado de Mato Grosso pelos principais portos brasileiros | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Rodolfo Benedito Zattar da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2425517124656291 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Rodolfo Benedito Zattar da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2425517124656291 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Brigante, Cinthia Serenotti | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4612644216088666 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Bueno, Adauto Farias | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8143396524931389 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste estudo, é abordada a necessidade de redução dos custos de transporte da soja produzida em Mato Grosso para os portos brasileiros, visando melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos agrícolas. Um modelo de programação linear de transporte foi desenvolvido, englobando a determinação das cidades polos, o levantamento dos custos de transporte, a modelagem matemática e a busca pela solução ótima. Dois cenários foram explorados: transporte exclusivamente rodoviário e transporte multimodal. Os resultados indicam que o cenário multimodal totalizou R$ 6.502.401.709,50 bilhões, enquanto o rodoviário atingiu R$ 8.435.163.162,72 bilhões. A adoção do transporte multimodal gerou uma economia significativa de R$ 1.932.761.453,22 bilhões, destacando sua eficácia na otimização dos custos e na eficiência logística. Esses resultados fornecem insights valiosos para o planejamento estratégico do setor agrícola brasileiro, contribuindo para aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos e aumentar sua competitividade global. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Engenharia – Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUVG - Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Transportes - CUVG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Soja | pt_BR |
dc.subject.keyword | Logística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Portos brasileiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelo matemático | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mato Grosso | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Soybean | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Logistics | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Brazilian ports | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mathematical model | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mato Grosso | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Transportes - Várzea Grande |
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