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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTesta, Thalita Aparecida da Cruz-
dc.date.accessioned2025-05-19T22:44:25Z-
dc.date.available2025-03-31-
dc.date.available2025-05-19T22:44:25Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationTESTA, Thalita Aparecida da Cruz. Modelo matemático para determinação do volume exportado de soja do Estado de Mato Grosso pelos principais portos brasileiros. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4531-
dc.description.abstractIn this study, the need to reduce the costs of transporting soybeans produced in Mato Grosso to Brazilian ports is addressed, aiming to improve the efficiency of the agricultural supply chain. A linear transportation programming model was developed, encompassing the determination of the hub cities, the survey of transportation costs, the mathematical model and the search for the optimal solution. Two scenarios were explored: road-only transport and multimodal transport. The results indicate that the multimodal scenario totaled R$ 6,502,401.71 billion, while the road scenario reached R$ 8,435,163.16 billion. The adoption of multimodal transport generated significant savings of R$ 1,932,761.45 billion, highlighting its effectiveness in optimizing costs and logistics efficiency. These results provide valuable insights for the strategic planning of the Brazilian agricultural sector, contributing to improving supply chain management and increasing its global competitiveness.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-05-19T22:44:07Z No. of bitstreams: 1 TCC _THALITA_A_C_TESTA.pdf: 2481045 bytes, checksum: 4f632282b3b49dc5089ebe99112774ed (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-05-19T22:44:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC _THALITA_A_C_TESTA.pdf: 2481045 bytes, checksum: 4f632282b3b49dc5089ebe99112774ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-19T22:44:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC _THALITA_A_C_TESTA.pdf: 2481045 bytes, checksum: 4f632282b3b49dc5089ebe99112774ed (MD5) Previous issue date: 2024-03-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelo matemático para determinação do volume exportado de soja do Estado de Mato Grosso pelos principais portos brasileirospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Rodolfo Benedito Zattar da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2425517124656291pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rodolfo Benedito Zattar da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2425517124656291pt_BR
dc.contributor.referee2Brigante, Cinthia Serenotti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4612644216088666pt_BR
dc.contributor.referee3Bueno, Adauto Farias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8143396524931389pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, é abordada a necessidade de redução dos custos de transporte da soja produzida em Mato Grosso para os portos brasileiros, visando melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos agrícolas. Um modelo de programação linear de transporte foi desenvolvido, englobando a determinação das cidades polos, o levantamento dos custos de transporte, a modelagem matemática e a busca pela solução ótima. Dois cenários foram explorados: transporte exclusivamente rodoviário e transporte multimodal. Os resultados indicam que o cenário multimodal totalizou R$ 6.502.401.709,50 bilhões, enquanto o rodoviário atingiu R$ 8.435.163.162,72 bilhões. A adoção do transporte multimodal gerou uma economia significativa de R$ 1.932.761.453,22 bilhões, destacando sua eficácia na otimização dos custos e na eficiência logística. Esses resultados fornecem insights valiosos para o planejamento estratégico do setor agrícola brasileiro, contribuindo para aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos e aumentar sua competitividade global.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Transportes - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.keywordSojapt_BR
dc.subject.keywordLogísticapt_BR
dc.subject.keywordPortos brasileirospt_BR
dc.subject.keywordModelo matemáticopt_BR
dc.subject.keywordMato Grossopt_BR
dc.subject.keyword2Soybeanpt_BR
dc.subject.keyword2Logisticspt_BR
dc.subject.keyword2Brazilian portspt_BR
dc.subject.keyword2Mathematical modelpt_BR
dc.subject.keyword2Mato Grossopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

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