Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4534
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Lorivaldo Corrêa da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T17:55:18Z | - |
dc.date.available | 2023-03-09 | - |
dc.date.available | 2025-05-20T17:55:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lorivaldo Corrêa da. História pública na era da internet: uma análise sobre seus usos nos processos de ensino e de aprendizagem da história na plataforma YouTube. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4534 | - |
dc.description.abstract | This paper seeks to present an analysis of videos that are broadcasted on the YouTube platform in order to disseminate issues related to the teaching of history in this environment that is widely accessed by people with different purposes, such as curiosity about issues related to human history, the history of different civilizations that have existed over time or even to be aware of issues that were events that marked or were divisive of many periods that shaped the entire political and economic and social issue of humanity and its developments. Thus, I will analyze some YouTube channels that work with the production and dissemination of content related to the teaching of history produced by untrained people and professional historians in their various perspectives and try to understand, debate, and problematize how this process is being seen by the masses that use this medium to meet their needs of acquiring knowledge through this platform. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-04-28T16:17:43Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Lorivaldo Corrêa da Silva.pdf: 495039 bytes, checksum: 59ebb8bded0d2af051543c0222082f12 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-20T17:55:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Lorivaldo Corrêa da Silva.pdf: 495039 bytes, checksum: 59ebb8bded0d2af051543c0222082f12 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-20T17:55:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Lorivaldo Corrêa da Silva.pdf: 495039 bytes, checksum: 59ebb8bded0d2af051543c0222082f12 (MD5) Previous issue date: 2022-12-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | História pública na era da internet : uma análise sobre seus usos nos processos de ensino e de aprendizagem da história na plataforma YouTube | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fronza, Marcelo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0732803418759032 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fronza, Marcelo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0732803418759032 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6205948977613982 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho procura apresentar uma análise realizada através de vídeos que são transmitidos na plataforma YouTube com fins de divulgar assuntos relacionados ao Ensino de História neste ambiente que é muito acessado pelas pessoas com diferentes propósitos, tais como curiosidade sobre questões relacionadas a história da humanidade, a história de diferentes civilizações que existiram durante o decorrer do tempo ou até mesmo ficar por dentro de questões que foram acontecimentos que marcaram ou foram divisor de muitos períodos que moldaram as questões política e econômica e social da humanidade e seus desdobramentos. Deste modo irei analisar alguns canais do YouTube que trabalham com a produção e divulgação de conteúdos relacionados ao ensino de história produzidos por pessoas sem formação e historiadores profissionais nas suas mais diferentes perspectivas e tentar entender, debater e problematizar o quão este processo esta sendo visto pela massa que utiliza deste meio para suprir suas necessidades de adquirirem conhecimento por meio desta plataforma. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | História - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject.keyword | História pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | YouTube | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | History teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Public history | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | YouTube | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | História - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Lorivaldo Corrêa da Silva.pdf | 483.44 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.