Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4577
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bodoni, Emanoelle Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-21T20:32:56Z | - |
dc.date.available | 2023-08-23 | - |
dc.date.available | 2025-05-21T20:32:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
dc.identifier.citation | BODONI, Emanoelle Silva. Saúde mental de estudantes universitários e a pandemia de covid-19: uma revisão de literatura. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4577 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-04-28T13:45:03Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Emanoelle Silva Bodoni.pdf: 239073 bytes, checksum: 5e4c844538d43b3b899affab751c7aeb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-21T20:32:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Emanoelle Silva Bodoni.pdf: 239073 bytes, checksum: 5e4c844538d43b3b899affab751c7aeb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-21T20:32:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Emanoelle Silva Bodoni.pdf: 239073 bytes, checksum: 5e4c844538d43b3b899affab751c7aeb (MD5) Previous issue date: 2022-07-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Saúde mental de estudantes universitários e a pandemia de covid-19 : uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nicolau, Karine Wlasenko | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7180650547115138 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nicolau, Karine Wlasenko | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7180650547115138 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2143982640200751 | pt_BR |
dc.description.resumo | Introdução – A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças significativas que alteraram o cotidiano e o processo ensino-aprendizagem de estudantes universitários, com efeitos importantes na saúde mental. Objetivo – Analisar efeitos decorrentes da pandemia de Covid-19 no âmbito da saúde mental de universitários(as). Metodologia – Realizou-se busca na base de dados SciELO com os termos, em português e inglês: estudantes, estresse psicológico, saúde dos estudantes, saúde mental, coronavírus, Covid-19. A revisão narrativa de literatura orientou-se pela seguinte questão: Quais foram os efeitos na saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de Covid-19, com base nas alterações cotidianas que esta produziu? Resultados e Discussão – Foram identificados, entre 2020 e 2022, 182 artigos. Retirou-se 22 artigos duplicados com o auxílio do gerenciador de referências Mendeley. Após a leitura dos títulos dos 166 artigos restantes, foram excluídos mais 145 artigos, por apresentarem objeto de estudo incongruente com a temática, por terem sido realizados com população diferente da população objeto da revisão proposta ou por se referirem a um tema não relacionado ao tema da revisão, totalizando 21 artigos para leitura dos resumos. Após a leitura dos resumos, foram excluídos 15 artigos, por terem desenho de estudo incompatível com o objetivo da revisão, objeto de estudo diferente do tema da revisão ou população diferente da população de interesse da revisão, totalizando 5 artigos para leitura na íntegra. Todos os estudos selecionados analisaram a saúde mental de universitários(as) no contexto da pandemia de Covid-19. Por meio dos artigos selecionados e analisados, pode-se verificar que a experiência do ensino remoto durante a pandemia para os(as) universitários(as) foi desafiadora e teve um impacto direto em sua saúde mental. A maioria dos(as) universitários(as) apresentou relatos de sofrimento psíquico ou alterações no comportamento relacionados à falta de interação social, sobrecarga mental, entre outros fatores vinculados ao distanciamento social e ao ensino remoto. Considerações finais – Mostra-se imprescindível minimizar os efeitos negativos na saúde mental de estudantes universitários(as) gerados pela pandemia de Covid-19, aprofundando a discussão sobre a temática, implementando programas e projetos estratégicos e aprimorando o processo ensino-aprendizagem, seja em ambiente virtual ou presencial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Saúde Coletiva (ISC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Saúde Coletiva - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde dos estudantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estresse psicológico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Saúde Coletiva - Bacharelado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Emanoelle Silva Bodoni.pdf | 233.47 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.