Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4610
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Tatiane Marques Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T19:15:33Z | - |
dc.date.available | 2023-08-30 | - |
dc.date.available | 2025-05-27T19:15:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Tatiane Marques Cunha. Superando o medo inicial da atividade docente: uma breve reflexão. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4610 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-05-06T13:31:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Tatiane Marques Cunha Santos.pdf: 794695 bytes, checksum: 6169ebd5febf9c81a199a66653cccc75 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-27T19:15:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Tatiane Marques Cunha Santos.pdf: 794695 bytes, checksum: 6169ebd5febf9c81a199a66653cccc75 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-27T19:15:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Tatiane Marques Cunha Santos.pdf: 794695 bytes, checksum: 6169ebd5febf9c81a199a66653cccc75 (MD5) Previous issue date: 2023-06-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Superando o medo inicial da atividade docente : uma breve reflexão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Demilson Benedito do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3647525642434236 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Demilson Benedito do | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3647525642434236 | pt_BR |
dc.description.resumo | A formação em Licenciatura envolve muitos desafios, esses desafios vêm com diferentes aprendizados que pode trazer consigo medo, angústia, ansiedade, ao discente cheio de incertezas sobre suas escolhas. Neste contexto, surge a motivação de entender se os sentimentos que regem o “Ser docente” está presente entre os discentes em formação. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo conhecer os sentimentos em relação à prática docente, dos discente em formação acadêmica de matemática. Para tanto, a produção de registro aconteceu por meios de um questionário online, feito na Universidade Federal de Mato Grosso. Para o desenvolvimento deste artigo utilizou-se às experiências vividas pelos discentes nos programas institucionais do curso de matemática, tais como Pibid, Residência Pedagógica, Tutoria e as disciplinas de Estágios Supervisionado II e III, e como esses programas ajudou os discentes a entenderem e desmistificarem esses sentimentos. Com tudo pensando nas estratégias necessárias que os discentes precisam em sua formação inicial, este artigo também tem como objetivo relacionar as respostas do questionário com as dimensões do modelo teórico Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK) buscando nele uma referência necessária para abordar e compreender os conhecimentos matemáticos que os discentes necessitam ao iniciar sua carreira profissional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Matemática - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | MTSK | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oportunidades formativas | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Tatiane Marques Cunha Santos.pdf | 776.07 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.