Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Tatiane Marques Cunha-
dc.date.accessioned2025-05-27T19:15:33Z-
dc.date.available2023-08-30-
dc.date.available2025-05-27T19:15:33Z-
dc.date.issued2023-06-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Tatiane Marques Cunha. Superando o medo inicial da atividade docente: uma breve reflexão. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4610-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-05-06T13:31:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Tatiane Marques Cunha Santos.pdf: 794695 bytes, checksum: 6169ebd5febf9c81a199a66653cccc75 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-27T19:15:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Tatiane Marques Cunha Santos.pdf: 794695 bytes, checksum: 6169ebd5febf9c81a199a66653cccc75 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-27T19:15:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Tatiane Marques Cunha Santos.pdf: 794695 bytes, checksum: 6169ebd5febf9c81a199a66653cccc75 (MD5) Previous issue date: 2023-06-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSuperando o medo inicial da atividade docente : uma breve reflexãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Demilson Benedito do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647525642434236pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Demilson Benedito do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647525642434236pt_BR
dc.description.resumoA formação em Licenciatura envolve muitos desafios, esses desafios vêm com diferentes aprendizados que pode trazer consigo medo, angústia, ansiedade, ao discente cheio de incertezas sobre suas escolhas. Neste contexto, surge a motivação de entender se os sentimentos que regem o “Ser docente” está presente entre os discentes em formação. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo conhecer os sentimentos em relação à prática docente, dos discente em formação acadêmica de matemática. Para tanto, a produção de registro aconteceu por meios de um questionário online, feito na Universidade Federal de Mato Grosso. Para o desenvolvimento deste artigo utilizou-se às experiências vividas pelos discentes nos programas institucionais do curso de matemática, tais como Pibid, Residência Pedagógica, Tutoria e as disciplinas de Estágios Supervisionado II e III, e como esses programas ajudou os discentes a entenderem e desmistificarem esses sentimentos. Com tudo pensando nas estratégias necessárias que os discentes precisam em sua formação inicial, este artigo também tem como objetivo relacionar as respostas do questionário com as dimensões do modelo teórico Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK) buscando nele uma referência necessária para abordar e compreender os conhecimentos matemáticos que os discentes necessitam ao iniciar sua carreira profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordFormação docentept_BR
dc.subject.keywordMTSKpt_BR
dc.subject.keywordEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.keywordOportunidades formativaspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Tatiane Marques Cunha Santos.pdf776.07 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.