Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Everton Rodrigues da-
dc.date.accessioned2025-05-28T22:43:40Z-
dc.date.available2017-02-23-
dc.date.available2025-05-28T22:43:40Z-
dc.date.issued2017-02-10-
dc.identifier.citationSILVA, Everton Rodrigues da. O Sistema Braille e o Soroban no ensino de Matemática: um estudo com as operações fundamentais. 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4645-
dc.description.abstractThis study addresses the inclusion of students with visual impairment in Mathematics classes and has as mission to present a Didactic Sequence destined to the teaching of the Fundamental Operations of Mathematics in elementar school and, with this, seeks to propose differentiated school strategies of teaching through a didactic sequence that allows the inclusion of this public. In this context, a sequence was used that provided the use of the Soroban and the Braille System as learning resources to enable the teaching of the operations through a pedagogical intervention that could contribute to the development of the knowledge related to the Fundamental Operations of Mathematics. And in this sense, this research developed an assistance capable of working the somewhat larger natural numbers, thus introducing the basic knowledge of Mathematics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-17T20:19:08Z No. of bitstreams: 1 TCC_2016_EVERTON RODRIGUES DA SILVA.pdf: 957287 bytes, checksum: 80264c541a684699a7c1ac8e566bf199 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2023-04-02T13:37:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_EVERTON RODRIGUES DA SILVA.pdf: 957287 bytes, checksum: 80264c541a684699a7c1ac8e566bf199 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2025-05-28T22:43:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_EVERTON RODRIGUES DA SILVA.pdf: 957287 bytes, checksum: 80264c541a684699a7c1ac8e566bf199 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-28T22:43:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2016_EVERTON RODRIGUES DA SILVA.pdf: 957287 bytes, checksum: 80264c541a684699a7c1ac8e566bf199 (MD5) Previous issue date: 2017-02-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO Sistema Braille e o Soroban no ensino de Matemática : um estudo com as operações fundamentaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2714924410732736pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2714924410732736pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Edson Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3184651096945519pt_BR
dc.contributor.referee3Maiolini, Sergio Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2309952751631427pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638161200123240pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo busca contemplar a inserção do aluno com deficiência visual nas aulas de Matemática e tem como missão apresentar uma Sequência Didática destinada ao ensino das Operações Fundamentais da Matemática no Ensino Fundamental e, com isso, procura propor estratégias diferenciadas de ensino por meio de uma Sequência Didática que possibilite a inclusão desse público. Nesse contexto, foi empregado uma sequência que dispôs do uso do Soroban e do Sistema Braille como recursos de aprendizado para possibilitar o ensino das operações através de uma intervenção pedagógica que pudesse contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos relacionados às Operações Fundamentais da Matemática. E nesse sentido, essa pesquisa desenvolveu uma assistência capaz de trabalhar os números naturais um pouco maiores, assim, introduzindo os conhecimentos básicos da Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordDeficiência Visualpt_BR
dc.subject.keywordInclusãopt_BR
dc.subject.keywordSorobanpt_BR
dc.subject.keywordSistema Braillept_BR
dc.subject.keywordOpOerações Fundamentais da Matemáticapt_BR
dc.subject.keyword2Visual Impairmentpt_BR
dc.subject.keyword2Inclusionpt_BR
dc.subject.keyword2Sorobanpt_BR
dc.subject.keyword2Braille Systempt_BR
dc.subject.keyword2Fundamental Operations of Mathematicspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2016_EVERTON RODRIGUES DA SILVA.pdf934.85 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.