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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e algumas considerações para a educação matemática
Autor(es): Tressoldi, Liliana Denise
Orientador(a): Laier, Simone Simionato dos Santos
Membro da Banca: Laier, Simone Simionato dos Santos
Membro da Banca: Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
Membro da Banca: Brugnera, Elisangela Dias
Resumo : O presente trabalho tem por objetivo descrever aspectos da inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) enfatizando o ensino e a aprendizagem em matemática. O estudo realizado foi de natureza qualitativa, do tipo revisão bibliográfica, em que consideramos os documentos legais que circulam para a inclusão de alunos com o TEA; além de pesquisas realizadas que consideraram o autismo e possíveis relações com a Educação Matemática. Basicamente classifica-se o Transtorno do Espectro Autista como uma deficiência mental, o que incluir os portadores nas recomendações feitas para a Educação Especial. Três características básicas são marcantes no portador do TEA: dificuldade de comunicação; dificuldade de interação social; e dificuldade de interesse e atividades estereotipadas e repetitivas. No que tange ao seu desenvolvimento educacional, outros três obstáculos surgem: o despreparo dos pais; a necessidade de qualificação específica dos professores; e a falta de estrutura das instituições para atender as necessidades singulares do aluno nesta condição. Quanto à matemática, os trabalhos indicam que o professor precisa identificar atividades que possam auxiliá-lo em sala de aula com o aluno autista, de acordo com cada caso e grau do transtorno. Atividades que enfatizam os estímulos visuais são mais eficazes, além do desenvolvimento de jogos e manipulação de materiais concretos, que são sugeridos como recursos que melhor podem contribuir para uma aprendizagem matemática significativa ao aluno autista.
Resumo em lingua estrangeira: The present work aims to describe aspects of the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) emphasizing teaching and learning in mathematics. The study was qualitative, of the bibliographic review type, in which we considered the legal documents that circulate for the inclusion of students with ASD; In addition to researches that have considered autism and possible relationships with Mathematics Education. Autism Spectrum Disorder is basically classified as a mental disability, which includes those in the recommendations made for Special Education. Three basic characteristics are marked in the TEA carrier: communication difficulty; Difficulty of social interaction; And difficulty of interest and stereotyped and repetitive activities. Regarding their educational development, three other obstacles arise: the parents' lack of preparation; The need for specific qualification of teachers; And the lack of structure of the institutions to meet the unique needs of the student in this condition. As for mathematics, the studies indicate that the teacher needs to identify activities that can assist him in the classroom with the autistic student, according to each case and degree of the disorder. Activities that emphasize visual stimuli are most effective, in addition to game development and manipulation of concrete materials, which are suggested as resources that can best contribute to meaningful mathematical learning for the autistic student.
Palavra-chave: Transtorno do Espectro Autista
Inclusão
Educação Matemática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Autism Spectrum Disorder
Inclusion
Mathematics Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Matemática - CUS
Referência: TRESSOLDI, Liliana Denise. O aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e algumas considerações para a educação matemática. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4646
Data defesa documento: 13-Feb-2017
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática

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