Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4647
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Lixo e tempo de degradação : discussões no ensino de Ciências envolvendo PIBID e alunos da EMEB Jardim Paraíso de Sinop (MT) |
Autor(es): | Quaini, Maristela Inês Kuffel |
Orientador(a): | Feistel, Roseli Adriana Blümke |
Membro da Banca: | Feistel, Roseli Adriana Blümke |
Membro da Banca: | Barbosa, Edson Pereira |
Membro da Banca: | Laier, Simone Simionato dos Santos |
Resumo : | O desenvolvimento da humanidade trouxe produção de resíduos, que se acumulam e são motivo de preocupação, principalmente, quando não podem mais ser reutilizados.Nesta perspectiva, com o auxílio dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), decidiu-se enfocar sobre o tema “Quanto tempo é necessário para que ocorra a decomposição dos resíduos sólidos encontrados no lixo escolar?”, realizando um experimento que estimulasse a mudança prática de atitudes e hábitos, proporcionando uma reflexão sobre consumismo e destino correto dos dejetos escolares nas turmas dos 6º anos da Escola Municipal de Educação Básica Jardim Paraíso, no município de Sinop (MT). Introduziu-se o estudo a partir de uma retrospectiva sobre o Lixo e foi proposto uma atividade de observação nas lixeiras de diversos setores da escola para que fosse possível verificar a quantidade de lixo diariamente acumulada. Os alunos anotaram o que continha em cada lixeira para que, em seguida, na sala de aula, fosse feita a classificação dos materiais utilizando um quadro para verificar o tempo de degradação de cada um. Dando sequência às atividades realizou-se um experimento que teve duração de 30 (trinta) dias para ser finalizado. Encerraram-se as atividades com a aplicação de um jogo educativo sobre preservação do meio ambiente chamado “Reciclino”. Foi registrado que a decomposição de resíduos sólidos se potencializa em fragmentos que podem causar impactos negativos em ambientes urbanos, além disso, é importante destacar que é possível realizar experimentos utilizando materiais de baixo custo, contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. |
Resumo em lingua estrangeira: | The human development brings waste production, which its accumulate are cause of concerns, primarily when it will not more be reused. In this perspective, with the help of students the Institutional Program Bags of Initiation to Teaching (PIBID), it was decided to focus on the theme “How much time is required for the complete decomposition of solid waste found in school garbage?” performing an experiment stimulating the change of attitudes and habits, providing a reflection about the consumption and the correct destination of school wastes of the 6th year students by the Basic Municipal School Paradise Garden, in the Sinop (MT) city. The study was introduced from a retrospective about the waste and an observation activity was proposed in the trash cans of several places of the school, so that, it was possible to verify the amount of waste accumulation daily in the school. The students noted down what was in each trash can, so that, in the classroom, a classification of the materials was done by using a spread sheet to check the degradation time of each one material. Following the activities, it was carried out an experiment with thirty days duration to be closed. The activities were ended up with an educational game application about the preservation of the environment called “Reciclino”. It was recorded that the solid waste decomposition produce fragments that can bring negative impacts in the urban environments, in addition, it is important to emphasize that it is possible to carry out experiments by using low cost materials, contributing to the development of student learning. |
Palavra-chave: | Decomposição Experimento Lixo Escolar PIBID |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Decomposition Experiment School trash PIBID |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Matemática - CUS |
Referência: | QUAINI, Maristela Inês Kuffel. Lixo e tempo de degradação: discussões no ensino de Ciências envolvendo PIBID e alunos da EMEB Jardim Paraíso de Sinop (MT). 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4647 |
Data defesa documento: | 23-Feb-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2016_MARISTELA INÊS KUFFEL QUAINI.pdf | 8.97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.