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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4653
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Modelagem Matemática e Estatística no Ensino : estudo de caso sobre sobras em um restaurante |
Autor(es): | Santos, Thais Maiara de Souza Mercadante dos |
Orientador(a): | Santana, Geslane Figueiredo da Silva |
Membro da Banca: | Santana, Geslane Figueiredo da Silva |
Membro da Banca: | Fagundes, Fábio Nascimento |
Membro da Banca: | Carnevarollo Júnior, Rubens Pazim |
Resumo : | Esta pesquisa tem como objetivo explorar a interseção entre a Modelagem Matemática e a Estatística no ensino, utilizando um estudo de caso para analisar o desperdício de alimentos em um restaurante. A metodologia adotada baseia-se na Modelagem Matemática, fundamentada nas contribuições teóricas de Bassanezi. O processo incluiu a escolha de um tema relevante, a coleta de dados sobre as quantidades de alimentos preparados, vendidos e desperdiçados, e a aplicação de técnicas de Modelagem Matemática e Estatística para interpretar essas informações. A pesquisa analisou dados coletados entre janeiro e junho de 2024, com foco nas vendas de segunda a quarta-feira, excluindo valores atípicos. Os resultados mostraram uma média de vendas de 79,35 kg e um desvio padrão de 18,61 kg. A linha de tendência, expressa pela equação y = -0,0557x + 10,24, evidenciou uma relação inversa entre a quantidade vendida e o desperdício, enquanto a Correlação de Pearson de -0,388 indicou uma correlação negativa moderada. O Coeficiente de Determinação R² de 0,151 revelou que uma parte da variabilidade do desperdício pode ser explicada pela quantidade vendida. Este trabalho destaca a importância de implementar estratégias de planejamento rigorosas para melhorar a produção e reduzir o desperdício, contribuindo para a aplicação prática da Modelagem Matemática e Estatística no ensino. A análise dos dados não só enriquece a compreensão sobre o desperdício em contextos reais, mas também reforça a relevância dessas disciplinas na formação inicial de professores de Matemática. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research aims to explore the intersection between Mathematical Modeling and Statistics in education, utilizing a case study to analyze food waste in a restaurant. The methodology employed is based on Mathematical Modeling, grounded in the theoretical contributions of Bassanezi. The process included selecting a relevant topic, collecting data on the quantities of food prepared, sold, and wasted, and applying Mathematical Modeling and Statistical techniques to interpret this information. The study analyzed data collected between January and June 2024, focusing on sales from Monday to Wednesday while excluding outliers. The results indicated an average sales volume of 79.35 kg and a standard deviation of 18.61 kg. The trend line, expressed by the equation y = -0.0557x + 10.24, demonstrated an inverse relationship between the quantity sold and waste, while the Pearson Correlation of -0,388 suggested a moderate negative correlation. The coefficient of determination R² of 0.151 revealed that a portion of the variability in waste could be explained by the quantity sold. This study emphasizes the importance of implementing rigorous planning strategies to optimize production and reduce waste, contributing to the practical application of Mathematical Modeling and Statistics in education. The analysis of the data not only enriches the understanding of waste in real-world contexts but also reinforces the relevance of these disciplines in the initial training of Mathematics teachers. |
Palavra-chave: | Análise de Dados Ensino de Matemática Ensino de Estatística Geogebra Excel |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Data Analysis Mathematics Education Statistics Education GeoGebra Excel |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Curso: | Matemática - CUS |
Referência: | SANTOS, Thais Maiara de Souza Mercadante dos. Modelagem Matemática e Estatística no Ensino: estudo de caso sobre sobras em um restaurante. 2023. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4653 |
Data defesa documento: | 7-Nov-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática |
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