Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4669
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso da Simulação Clínica In Situ como estratégia educacional para o atendimento da parada cardiorrespiratória em serviços de saúde : revisão integrativa
Autor(es): Jesus Junior, Walter Costa de
Orientador(a): Andrade, Luciene Mantovani Silva
Membro da Banca: Andrade, Luciene Mantovani Silva
Membro da Banca: Araújo, Neide Tarsila da Costa
Membro da Banca: Flores, Cezar Augusto da Silva
Resumo : O uso de simulações in situ no cuidado referente à parada cardiorrespiratória, é uma ferramenta eficaz no processo de educação permanente para a equipe de saúde. Assim justificando a necessidade de incentivar à prática de simulação, já que representa um investimento de baixo custo quando em loco e com bom retorno, mas que ainda é pouco difundida e publicada enquanto estratégia nas unidades de saúde, tanto em nível nacional como internacional. Assim o objetivo desse estudo foi analisar as produções científicas na literatura nacional e internacional sobre a educação permanente do enfermeiro no atendimento da parada cardiorrespiratória, utilizando-se da ferramenta da simulação clínica in situ. Utilizou-se a revisão integrativa de literatura como método para a seleção de evidências, a coleta de dados foi realizada em abril de 2022 por meio da busca de publicações nas bases de dados eletrônicas: Web of Science, Pubmed, Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Embase, Scopus e Google Scholar. Sendo que a amostra final foi composta por 10 estudos responderam à questão de pesquisa. Como resultados foi identificado que uso da simulação no ambiente de trabalho, melhora o exercício profissional e qualidade na prestação do cuidado, frente à parada cardiorrespiratória. Foi possível identificar e interpretar evidências que demonstram os benefícios do uso de exercícios simulados na educação permanente do profissional de saúde, assim diante das evidências sugere-se a implementação dessa ferramenta no processo de educação permanente dos profissionais enfermeiros em situações como a parada cardiorrespiratório, e que estudos precisam ser realizados com base em pesquisas intervencionais controladas a fim de gerar dados que possam ser comparados com a intervenção da educação garantindo a segurança do paciente e qualidade na assistência em saúde.
Resumo em lingua estrangeira: The use of in situ simulations in care related to cardiorespiratory arrest is an effective tool in the process of continuing education for the health team. Thus justifying the need to encourage the practice of simulation, since it represents a low-cost investment when in loco and with good return, but which is still little disseminated and published as a strategy in health units, both nationally and internationally. Thus, the objective of this study was to analyze the scientific production in the national and international literature on the continuing education of nurses in the care of cardiorespiratory arrest, using the tool of clinical simulation in situ. The integrative literature review was used as a method for the selection of evidence, data collection was carried out in April 2022 by searching for publications in the electronic databases: Web of Science, Pubmed, Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature, Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, Embase, Scopus and Google Scholar. The final sample consisted of 10 studies that answered the research question. As a result, it was identified that the use of simulation in the work environment improves professional practice and quality of care in the face of cardiorespiratory arrest. It was possible to identify and interpret evidence that demonstrates the benefits of using simulated exercises in the continuing education of health professionals, so given the evidence, it is suggested to implement this tool in the process of continuing education of nurses in situations such as cardiorespiratory arrest, and that studies need to be carried out based on controlled interventional research in order to generate data that can be compared with the education intervention ensuring patient safety and quality in health care.
Palavra-chave: Enfermagem - Ambiente de trabalho
Enfermeiros - Educação permanente
Simulação In Situ
Parada cardiorrespiratória - Procedimentos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Nursing - Work environment
Nurses - Continuing Education
In Situ Simulation
Cardiopulmonary arrest - Procedures
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Enfermagem - CUS
Referência: JESUS JUNIOR, Walter Costa de. Uso da Simulação Clínica In Situ como estratégia educacional para o atendimento da parada cardiorrespiratória em serviços de saúde: revisão integrativa. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4669
Data defesa documento: 28-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_WALTER COSTA DE JESUS JUNIOR.pdf466.54 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.