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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4697
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aplicação da teoria dos campos conceituais na qualificação de aprendizagem em química |
Autor(es): | Pinho, Emilainy Marques |
Orientador(a): | Mueller, Eduardo Ribeiro |
Membro da Banca: | Mueller, Eduardo Ribeiro |
Membro da Banca: | Batalini, Claudemir |
Membro da Banca: | Castro, Edward Bertholine de |
Resumo : | Este trabalho refere-se a uma pesquisa desenvolvida na disciplina de Estágio Supervisionado em Química, do curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Araguaia, com objetivo de promover um estudo de conceitos químicos envolvidos na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar, e realizar uma complementação desse estudo com abordagem sobre combustíveis fósseis e seus impactos na natureza. O trabalho propôs a utilização de métodos ativos de ensino de química, baseados em problematização, contextualização e experimentação, com foco em conceitos de química orgânica e ambiental. A metodologia foi do tipo pesquisa qualitativa, e o método pesquisa-ação. Nosso referencial teórico principal foi Gerard Vergnaud, com abordagem de sua teoria dos campos conceituais. A pesquisa foi realizada com estudantes do Ensino Médio (EJA) de uma Escola Estadual do município de Barra do Garças-MT, durante cinco dias, momento em que foi desenvolvida uma oficina de química com participação consentida dos sujeitos e da gestão da escola. A coleta de dados se deu por meio de avaliações aplicadas aos estudantes, dentro da oficina. A análise foi feita com base em premissas da teoria do campos conceituais de Vergnaud, com foco nos conceitos de esquema e campo conceitual. Os resultados indicaram que a aplicação de atividades prioritariamente experimentais, mas também problematizadoras e contextuais, em sala de aula, não foram suficientes para produzir campos conceituais com elementos suficientes por meio dos quais se pudesse concluir sobre uma aprendizagem mais efetiva. O que se viu foi uma pesquisa que revelou nuances de aprendizagem naturalmente verificadas, mas que contribuiu de forma significativa para que essa aprendizagem pudesse ser analisada de forma mais crítica e teórica. O que se viu, enfim, foi mais uma pesquisa que se prestou a revelar a realidade da educação pública brasileira. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work refers to a research developed in the discipline of Supervised Internship in Chemistry, of the Chemistry Degree course, of the Federal University of Mato Grosso - Araguaia Campus, with the objective of promoting a study of chemical concepts involved in the production of ethanol from sugarcane, and to carry out a complement of this study with an approach on fossil fuels and their impacts on nature. The work proposed the use of active methods of teaching chemistry, based on problematization, contextualization and experimentation, with a focus on concepts of organic and environmental chemistry. The methodology was of the qualitative research type, and the action research method. Our main theoretical reference was Gerard Vergnaud, with an approach of his theory of conceptual fields. The research was carried out with high school students (EJA) of a State School in the city of Barra do Garças-MT, for five days, when a chemistry workshop was developed with the consent of the subjects and the school management. Data collection was done through assessments applied to the students, within the workshop. The analysis was based on premises of Vergnaud's theory of conceptual fields, focusing on the concepts of schema and conceptual field. The results indicated that the application of primarily experimental activities, but also problematizing and contextual activities, in the classroom were not enough to produce conceptual fields with sufficient elements through which one could conclude about more effective learning. What was seen was a study that revealed nuances of learning that were naturally observed, but that contributed significantly so that this learning could be analyzed in a more critical and theoretical way. What was seen, in short, was yet another study that served to reveal the reality of Brazilian public education. |
Palavra-chave: | aprendizagem em química campos conceituais combustíveis |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | learning in Chemistry Conceptual Fields fuels |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Química - CUA |
Referência: | PINHO, Emilainy Marques. Aplicação da teoria dos campos conceituais na qualificação de aprendizagem em química. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4697 |
Data defesa documento: | 31-May-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Araguaia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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