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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do debriefing e do design de uma estratégia de simulação clínica para o processo de ensino-aprendizagem sobre lesão por pressão
Autor(es): Teodoro, Gabrielli de Sousa
Orientador(a): Sokem, Jaqueline Aparecida dos Santos
Membro da Banca: Sokem, Jaqueline Aparecida dos Santos
Membro da Banca: Andrade, Luciene Mantovani Silva
Membro da Banca: Gimenez, Larissa Bessani Hidalgo
Resumo : Introdução: A lesão por pressão é definida como um dano localizado na pele e/ou em tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de um dispositivo médico ou outro artefato. Esta ferida é compreendida como um problema de saúde público, visto as complicações e os custos relacionados ao tratamento destas lesões. Com o advento das orientações para a promoção da segurança do paciente, a prevenção destas lesões tornou-se uma das metas para uma assistência livre de danos. Deste modo, assim como, diante da epidemiologia deste agravo, que infelizmente é elevada, percebe-se a necessidade de debate sobre este assunto desde a formação profissional. Mediante as possibilidades que metodologias ativas de ensino podem promover no processo de aprendizagem, estas podem ser utilizadas para o ensino deste tema, de maneira a potencializar o aprendizado do conteúdo. Corroborando ainda todas as potencialidades da estratégia de simulação clínica, em que, um cenário o mais próximo possível ao real é elaborado, optou-se por conduzir este estudo. Objetivo: Avaliar o debriefing e o design de uma estratégia de simulação clínica sobre lesão por pressão. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa, com amostra não probabilística, por conveniência. Realizado em um laboratório de uma universidade pública do Mato Grosso. A coleta de dados foi efetivada em quatro datas diferentes, diante do tempo necessário para a condução da estratégia de simulação clínica, nos meses de setembro de 2022 e abril de 2023. Para a coleta de dados foram usados instrumentos validados para identificar as percepções dos discentes mediante a estratégia de ensino. Posteriormente, os dados foram tabulados e analisados no programa estatístico Jamovi, versão 2.3.28 solid. Resultados: a amostra foi composta por 25 discentes, com idade média de 24,3 anos, sendo na maioria do sexo feminino. Perante as respostas dos discentes encontradas na Escala de Design da Simulação e de Experiência com o Debriefing, identifica-se que estes consideraram a estratégia de ensino adotada, assim como, o cenário executado, como adequados. A consistência interna das respostas também foi verificada, em que foi obtido um índice de consistência interna de 0,99 para a Escala de Design e de 0,91 para a Escala de Experiência com o Debriefing. Conclusão: Através dos achados, verificou-se que a maioria dos participantes respondeu concordo e concordo totalmente para os itens presentes em ambas as escalas. Isso denota que a simulação clínica foi uma estratégia adequada e assertiva para o ensino dos discentes. Deste modo, podese concluir que esta estratégia de ensino foi positiva e contribuiu para o ensino-aprendizagem dos estudantes, ao possibilitar a reflexão clínica e o pensamento crítico-reflexivo acerca de situações reais que podem ser vividas durante a experiência profissional. Recomenda-se que estudos semelhantes sejam conduzidos, com um tamanho amostral maior, assim como envolvam mais de uma categoria profissional.
Resumo em lingua estrangeira: Introduction: Pressure injury is defined as a damage located to the skin or subjacent tissues, typically occurring over a bony prominence or associated with the use of a medical device or other artifact. This injury is perceived as a public health concern, due to the complications and costs related to their treatment. With the advent of patient safety guidelines, the prevention of these lesions became one of the goals of harm-free medical assistance. Consequently, given the high epidemiological prevalence of this issue, there is a clear need for discourse on this subject within professional training. Active teaching methodologies present an opportunity to enhance the comprehension of this topic, given the potential they offer in facilitating the learning process. In line with this, it was decided to conduct this study utilizing clinical simulation strategies and all of its potential to recreate scenarios closely resembling real-life situations. Objective: Assess the debriefing and design of a clinical simulation strategy on pressure injuries. Methods: Descriptive and exploratory study with a quantitative approach, with a nonprobability sample, for convenience. Carried out in a laboratory at a public university in Mato Grosso. Data collection took place over four distinct occasions between September 2022 and April 2023, reflecting the timeframe required for the clinical simulation strategy. For data gathering, validated instruments were applied to gauge students' perceptions of the teaching strategy. Subsequently, data were tabulated and analyzed using Jamovi statistical software, version 2.3.28 solid. Results: The sample consisted of 25 students, with an average age of 24.3 years, predominantly female. Analysis of the students' responses on the Simulation Design Scale and the Experience Scale with Debriefing indicated that they considered the teaching strategy and the executed scenario to be appropriate. The internal consistency of the responses was also verified and an internal consistency index of 0.99 was obtained for Design Scale and 0.91 for Experience Scale with Debriefing. Conclusion: The findings of this study revealed that the majority of participants answered with agreement or strong agreement with the items presented in both scales. This denotes that clinical simulation was an appropriate and assertive strategy for teaching students. In conclusion, this teaching strategy yielded positive outcomes and contributed to the teaching and learning process by fostering clinical reflection and criticalreflective thinking regarding real-life situations encountered during professional experience. It is recommended that similar studies be conducted, with larger sample sizes, while involving a broader spectrum of professional categories.
Palavra-chave: Lesão por pressão
Treinamento com simulação de alta fidelidade
Enfermagem - Ensino-aprendizagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Pressure ulcer
High Fidelity Simulation Training
Nursing - Teaching-learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Enfermagem - CUS
Referência: TEODORO, Gabrielli de Sousa. Avaliação do debriefing e do design de uma estratégia de simulação clínica para o processo de ensino-aprendizagem sobre lesão por pressão. 2023. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4706
Data defesa documento: 10-Oct-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

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