Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4728
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Miranda, Michell Pinto de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T14:15:52Z | - |
dc.date.available | 2024-04-21 | - |
dc.date.available | 2025-06-09T14:15:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-11 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Michell Pinto de. Memória como fio condutor em documentários produzidos em Cuiabá-MT. 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4728 | - |
dc.description.abstract | The main aim of this Final Paper is to draw parallels between cinema and memory, with an emphasis on the prominence that the subject acquires in the documentary field. The research revisits theoretical approaches on different notions of memory and also lists notes on the field of cinema, especially documentary cinema. Finally, the TCC describes and analyzes more closely passages from three documentaries produced in Cuaibá that bring the theme of memory into play in different ways: "P.S. Glauber te vejo em Cuiabá", by Glória Albuês (1986), "Sua majestade, Chico Gil" (2022), by Lidiane Morais and "Paradiso de Aníbal" (2023), by Diego Baraldi. As well as highlighting the aesthetic and relational aspects used in the construction of these documentaries, the descriptions and analyses seek to highlight how the theme of memory runs through different works of documentary film from Cuiabá made from the 1980s onwards. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-06-09T14:15:52Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Michell Pinto de Miranda.pdf: 1037373 bytes, checksum: 389b5482ff9ebe712be7bfdf1c5d2d13 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-09T14:15:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Michell Pinto de Miranda.pdf: 1037373 bytes, checksum: 389b5482ff9ebe712be7bfdf1c5d2d13 (MD5) Previous issue date: 2024-04-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Memória como fio condutor em documentários produzidos em Cuiabá-MT | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Diego Baraldi de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1834159853272983 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Diego Baraldi de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1834159853272983 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Siqueira, Aline Wendpap Nunes de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0511934507163474 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Barros, Moacir Francisco de Sant'Ana | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0555767806744471 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5941722935241732 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal traçar paralelos entre cinema e memória, com ênfase para o destaque que o tema adquire no campo do documentário. A pesquisa revisita abordagens teóricas sobre diferentes noções de memória e também elenca apontamentos sobre o campo do cinema, em especial do cinema documentário. Finalmente, o TCC descreve e analisa com mais atenção passagens de três documentários produzidos em Mato Grosso que colocam em cena, de diferentes modos, o tema da memória: “P.S.: Glauber te vejo em Cuiabá”, de Glória Albuês (1986), “Sua majestade, Chico Gil” (2022), de Lidiane Morais e “Paradiso de Aníbal” (2023), de Diego Baraldi. Além de destacar aspectos estéticos e relacionais utilizados na construção desses documentários, as descrições e análises buscam realçar como o tema da memória atravessa diferentes obras do documentário mato-grossense realizadas a partir da década de 1980. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Cinema e Audiovisual - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Documentário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória | pt_BR |
dc.subject.keyword | Audiovisual de Cuiabá | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Documentary | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Memory | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cuiabá | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Audiovisuals | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Cinema e Audiovisual |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Michell Pinto de Miranda.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.