Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Renan Soares Dias-
dc.date.accessioned2025-06-13T22:14:03Z-
dc.date.available2025-05-20-
dc.date.available2025-06-13T22:14:03Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationPINTO, Renan Soares Dias. Análise das metodologias de dimensionamento e fatores de perda de grãos durante o transporte rodoviário no Estado de Mato Grosso. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4739-
dc.description.abstractRoad transportation plays a fundamental role in the logistics chain of Brazilian agribusiness, especially in the state of Mato Grosso, the country’s leading grain producer. Despite its relevance, this mode faces serious structural challenges that result in significant grain losses during transportation. This study aims to analyze the methodologies used to estimate grain losses in road transport, identify the contributing factors, and propose strategies to mitigate them. The research is applied in nature, combining qualitative and quantitative approaches, and was conducted through bibliographic review, document analysis, and secondary. Among the evaluated methodologies, the use of freight records (romaneios) and the physical collection of grains scattered along highways stand out. The results indicate that poor road conditions, an aging fleet, operational failures, and the lack of proper sealing in truck bodies are the main causes of losses. Beyond economic damage, these losses also pose environmental risks and compromise road safety. It is concluded that reducing grain losses in road transport requires integrated actions, including infrastructure investments, vehicle modernization, driver training, and the standardization of logistics practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-06-13T22:13:49Z No. of bitstreams: 1 TCC_RENAN_SOARES_DIAS_PINTO.pdf: 751138 bytes, checksum: 35ccda19fe02ef75a457b857c1869a0c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-06-13T22:14:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_RENAN_SOARES_DIAS_PINTO.pdf: 751138 bytes, checksum: 35ccda19fe02ef75a457b857c1869a0c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-13T22:14:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_RENAN_SOARES_DIAS_PINTO.pdf: 751138 bytes, checksum: 35ccda19fe02ef75a457b857c1869a0c (MD5) Previous issue date: 2025-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise das metodologias de dimensionamento e fatores de perda de grãos durante o transporte rodoviário no Estado de Mato Grossopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Brigante, Cinthia Serenotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4612644216088666pt_BR
dc.contributor.referee1Brigante, Cinthia Serenotti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4612644216088666pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Marcus Hugo Sant’Anna-
dc.contributor.referee3Chegury, Juliana Queiroz Borges de Magalhães-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3221019078205134pt_BR
dc.description.resumoO transporte rodoviário desempenha papel fundamental na cadeia logística do agronegócio brasileiro, especialmente no estado de Mato Grosso, principal produtor nacional de grãos. Apesar de sua relevância, esse modal enfrenta sérios desafios estruturais que resultam em perdas significativas de carga durante o deslocamento. Este trabalho tem como objetivo analisar as metodologias utilizadas para estimar as perdas de grãos durante o transporte rodoviário e identificar os fatores responsáveis por essas perdas, bem como propor estratégias para mitigálas. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa, e foi desenvolvida com base em revisão bibliográfica, análise documental e dados secundários. Entre as metodologias avaliadas, destacam-se a análise de romaneios de transporte e a coleta de grãos dispersos em margens rodoviárias. Os resultados revelam que fatores como infraestrutura precária das estradas, envelhecimento da frota, falhas operacionais e ausência de vedação adequada nas carrocerias dos caminhões são os principais responsáveis pelas perdas. Além dos prejuízos econômicos, essas perdas causam impactos ambientais e riscos à segurança viária. Conclui-se que a redução das perdas no transporte de grãos exige um conjunto de ações integradas, que envolvem investimentos em infraestrutura, modernização de veículos, capacitação de motoristas e padronização de práticas logísticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Transportes - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.keywordTransporte rodoviáriopt_BR
dc.subject.keywordPerda de grãospt_BR
dc.subject.keywordMato Grossopt_BR
dc.subject.keywordInfraestruturapt_BR
dc.subject.keywordPrejuízos econômicospt_BR
dc.subject.keyword2Road transportationpt_BR
dc.subject.keyword2Grain losspt_BR
dc.subject.keyword2Mato Grossopt_BR
dc.subject.keyword2Infrastructurept_BR
dc.subject.keyword2Economic lossespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RENAN_SOARES_DIAS_PINTO.pdf733.53 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.