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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Oficina de cianotipia como recurso de aprendizado de conceitos da química.
Autor(es): Oliveira, Fernando Cardoso de
Orientador(a): Rozada, Andrew Matheus Frederico
Membro da Banca: Rozada, Andrew Matheus Frederico
Membro da Banca: Mueller, Eduardo Ribeiro
Membro da Banca: Oliveira, Kaique de
Resumo : A cianotipia é uma técnica fotográfica que utiliza reagentes químicos no processo de confecção da imagem. Ao misturar dois reagentes contendo ferro (ferricianeto de potássio e citrato férrico amoniacal) e submeter a mistura, aplicada previamente em substrato adequado e contendo os objetos de escolha para elaboração da imagem, à radiação UV, há a reação fotoquímica que resulta na formação do azul da prússia (hexacianoferrato (II) de ferro (III)), que é uma substância insolúvel em água. A técnica contempla conceitos de reações químicas, soluções, acidez e basicidade, reações fotoquímicas e cinética química. Dessa forma, o emprego da técnica na forma de uma oficina pedagógica é interessante, uma vez que a cianotipia possibilita a construção da aprendizagem de forma ativa e dinâmica, considerando o seu caráter experimental e a quantidade de conceitos químicos presentes na mesma. Segundo a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud (1988, p. 141), para o aprendizado, o indivíduo precisa formar campos conceituais, cujos mesmos são adquiridos através da exposição/confronto do indivíduo a diversos conceitos envolvidos em uma situação e ao longo de um período. Nesse sentido, objetivo principal da pesquisa foi analisar a aprendizagem de alunos do ensino médio a partir da realização de uma oficina de cianotipia, utilizando a prática como ferramenta para o ensino de conceitos fundamentais da química, como reações químicas, soluções, acidez e basicidade, e cinética química. A oficina de cianotipia pôde expor os alunos a diversas situações e conceitos, fazendo com que os campos conceituais fossem estabelecidos e houvesse a fixação do conhecimento de forma teórico-prática. Assim, a oficina foi dívida em cinco momentos: no primeiro dia houve a realização da primeira prática de cianotipia; no segundo e terceiro dia foram realizadas práticas e inserções teóricas sobre os conceitos químicos presentes na cianotipia; no quarto dia foi realizada, novamente, a oficina de cianotipia considerando os campos conceituais adquiridos pelos alunos; e no último dia foi realizado o fechamento da oficina, retomando as artes produzidas e avaliação da oficina pelos alunos. A avaliação dos conceitos adquiridos foi feita através da confecção de modelos mentais após as duas práticas de cianotipia realizadas. A análise dos modelos mentais produzidos nos dois momentos evidenciou o enriquecimento de elementos textuais e visuais comparando os modelos obtidos no segundo momento em relação ao primeiro. Além disso, foram elaboradas duas nuvens de palavras referentes aos modelos mentais, cujos elementos relatados na forma de palavras trouxeram um incremento de conceitos químicos envolvidos na cianotipia no segundo modelo. No entanto, os modelos e, consequentemente, as nuvens de palavras ainda trouxeram elementos característicos de procedimentos experimentais e não campos conceituais, evidenciando que existe a necessidade de trabalhar com os alunos o relato de situações na forma de modelos conceituais em mais momentos. Por fim, os alunos relataram que a oficina contribuiu de forma positiva e significativa na aquisição de campos conceituais através das práticas propostas e didática utilizada, uma vez que os mesmos participaram ativamente dos experimentos, puderam ser ouvidos e expressaram suas conclusões, dúvidas e opiniões.
Resumo em lingua estrangeira: Cyanotype is a photographic technique that uses chemical reagents in the image creation process. When mixing two reagents containing iron (potassium ferricyanide and ferric ammonium citrate) and subjecting the mixture, previously applied to a suitable substrate and containing the objects chosen for creating the image, to UV radiation, a photochemical reaction occurs that results in the formation of Prussian blue (iron (III) hexacyanoferrate (II)), which is a substance insoluble in water. The technique includes concepts of chemical reactions, solutions, acidity and basicity, photochemical reactions and chemical kinetics. Therefore, the use of the technique in the form of a pedagogical workshop is interesting, since cyanotype allows the construction of learning in an active and dynamic way, considering its experimental nature and the amount of chemical concepts present in it. According to Gérard Vergnaud's theory of conceptual fields, in order to learn, the individual needs to form conceptual fields, which are acquired through the individual's exposure/confrontation of concepts involved in a situation and over a period of time. In this sense, the main objective of the research was to analyze the learning of high school students from a cyanotype workshop, using the practice as a tool for teaching fundamental concepts of chemistry, such as chemical reactions, solutions, acidity and basicity, and chemical kinetics. sense, the cyanotype workshop was able to expose the students to different situations and concepts, allowing the conceptual fields to be established and the knowledge to be fixed in a theoretical-practical way. Thus, the workshop was divided into five moments: on the first day, the first cyanotype practice was carried out; on the second and third days, practices and theoretical insertions were carried out on the chemical concepts present in cyanotype; on the fourth day, the cyanotype workshop was held again considering the conceptual fields acquired by the students; and on the last day, the workshop was concluded, with the artwork produced and the students' evaluation of the workshop. The evaluation of the acquired concepts was done through the creation of mental models after the two cyanotype practices were carried out. The analysis of the mental models produced in both moments showed the enrichment of textual and visual elements comparing the models obtained in the second moment in relation to the first. In addition, two word clouds were created referring to the mental models, whose elements reported in the form of words brought an increase in chemical concepts involved in cyanotype in the second model. However, the models and, consequently, the word clouds still brought elements characteristic of experimental procedures and not conceptual fields, evidencing that there is a need to work with the students on reporting situations in the form of conceptual models in more moments. Finally, the students reported that the workshop contributed positively and significantly to the acquisition of conceptual fields through the proposed practices and didactics used, since they actively participated in the experiments, were able to be heard and expressed their conclusions, doubts and opinions.
Palavra-chave: Cianotipia
Oficina Temática
Modelos Mentais
Campos Conceituais
Fotografia
Fotoquímica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Cyanotype
Thematic Workshop
Mental Models
Conceptual Fields
Photography
Photochemistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Química - CUA
Referência: OLIVEIRA, Fernando Cardoso de. Oficina de Cianotipia como recurso de aprendizado de química. 2025. 52 f. Monografia (Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4756
Data defesa documento: 15-May-2025
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Araguaia

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