Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4765
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação financeira : quem teve orientação financeira na infância possui possibilidade em ter as finanças controladas na vida adulta?
Autor(es): Otto, Adrielly Morato Franzoni
Orientador(a): Nakao, Aldo Nobuyuki
Membro da Banca: Nakao, Aldo Nobuyuki
Membro da Banca: Magalhães Filho, Silvio da Costa
Membro da Banca: Almeida, Taylan Fernandes de
Resumo : O presente trabalho teve como objetivo realizar uma contribuição teórica com a finalidade de identificar se existe ligação entre a educação financeira desde a base e a saúde financeira dos adultos em Cuiabá. Para tal foi realizada uma pesquisa com análise de dados quantitativos acerca do tema. Foi feita uma pesquisa sobre educação financeira e a realidade em relação a suas finanças pessoais, com o intuito de identificar se a educação financeira desde a infância possui algum efeito na saúde financeira dos respondentes. A análise dos dados provenientes da pesquisa possibilitou realizar comparações entre a amostra de inadimplentes e adimplentes, o que permite tirar conclusões interessantes acerca de como a educação financeira afeta diretamente na saúde financeira dos jovens de Cuiabá e como esses efeitos afetam a sociedade como um todo. A amostra de inadimplentes permitiu concluir que quem obteve pouca ou nenhuma introdução sobre educação financeira na infância tende a ter mais dificuldade com as finanças na fase adulta, enquanto o grupo de adimplentes mostrou que ter algum conhecimento mesmo que pouco, é possível obter a vida financeira equilibrada.
Resumo em lingua estrangeira: The present work aimed to make a theoretical contribution with the aim of identifying whether there is a connection between financial education from the ground up and the financial health of adults in Cuiabá. To this end, research was carried out with quantitative data analysis on the topic. A survey was carried out on financial education and the reality in relation to personal finances, with the aim of identifying whether financial education from childhood has any effect on the financial health of respondents. The analysis of data from the research made it possible to make comparisons between the sample of defaulters and defaulters, which allows interesting conclusions to be drawn about how financial education directly affects the financial health of young people in Cuiabá and how these effects affect society. The sample of defaulters allowed us to conclude that those who had little or no introduction to financial education in childhood tend to have more difficulty with finances in adulthood, while the group of defaulters showed that having some knowledge, even if little, is possible to achieve a financial life. balanced.
Palavra-chave: Educação financeira
Finanças
Saúde financeira
Palavra-chave em lingua estrangeira: Financial education
Finance
Financial health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Programa: Ciências Contábeis - CUC
Referência: OTTO, Adrielly Morato Franzoni. Educação financeira: quem teve orientação financeira na infância possui possibilidade em ter as finanças controladas na vida adulta?. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4765
Data defesa documento: 25-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Adrielly Morato da Silva Franzoni.pdf304.68 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.