Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Suiany Linhares de-
dc.date.accessioned2025-07-03T14:33:43Z-
dc.date.available2024-06-05-
dc.date.available2025-07-03T14:33:43Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Suiany Linhares de. Composição química dos alimentos: concepções de estudantes que denotam aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4781-
dc.description.abstractThis study investigated high school students’ conceptions about the chemical composition of food, aiming to identify signs of rote or meaningful learning based on David Ausubel’s theory. An initial diagnostic assessment applied to teachers and students revealed gaps in understanding chemical concepts related to everyday food. A thematic workshop was then conducted, including experimental and contextualized activities over one week, focusing on nutrients, food labels, BMI, food additives, and chemical reactions in food. Analysis of preand post-assessments showed positive evolution in content understanding, with several signs of meaningful learning through anchoring new knowledge to prior concepts. The research used a qualitative and interpretative approach, encouraging student protagonism through experimentation, dialogue, and practical application of knowledge. Results indicate that contextual and interactive activities support meaningful learning and can serve as an effective alternative to traditional Chemistry teaching, especially when connected to familiar topics such as food.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2025-06-03T11:38:10Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Suiany Linhares de Oliveira.pdf: 788229 bytes, checksum: 0aa1e43af906d2cef9c0f165f14a32b3 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com), reason: Faltou o resumo do trabalho. on 2025-06-03T12:00:38Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2025-07-03T14:32:29Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Suiany Linhares de Oliveira.pdf: 822030 bytes, checksum: b8a8b39432a1ed7a9357e30a36c0421f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2025-07-03T14:33:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Suiany Linhares de Oliveira.pdf: 822030 bytes, checksum: b8a8b39432a1ed7a9357e30a36c0421f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2025-07-03T14:33:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Suiany Linhares de Oliveira.pdf: 822030 bytes, checksum: b8a8b39432a1ed7a9357e30a36c0421f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-03T14:33:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Suiany Linhares de Oliveira.pdf: 822030 bytes, checksum: b8a8b39432a1ed7a9357e30a36c0421f (MD5) Previous issue date: 2024-03-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComposição química dos alimentos: concepções de estudantes que denotam aprendizagem mecânica e aprendizagem significativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mueller, Eduardo Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4915470064173599pt_BR
dc.contributor.referee1Mueller, Eduardo Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4915470064173599pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Letícia Vanin-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0750683695753352pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Carivaldo Almeida da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4321230507322383pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5295124112121734pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investigou concepções de estudantes do ensino médio sobre a composição química dos alimentos, buscando identificar indícios de aprendizagem mecânica ou significativa segundo a teoria de David Ausubel. Com base em um diagnóstico inicial aplicado a professores e alunos, identificaram-se lacunas no entendimento de conceitos químicos presentes na alimentação cotidiana. Foi então desenvolvida uma oficina temática com práticas experimentais e atividades contextualizadas, realizadas ao longo de uma semana, com foco em nutrientes, leitura de rótulos, IMC, aditivos alimentares e reações químicas relacionadas aos alimentos. A análise das avaliações diagnóstica e final evidenciou uma evolução positiva na compreensão dos conteúdos, com vários indícios de ancoragem de novos conhecimentos a subsunçores existentes. A pesquisa adotou abordagem qualitativa e interpretativa, promovendo o protagonismo estudantil por meio de experimentação, diálogo e aplicação prática do conhecimento. Os resultados apontam que atividades contextualizadas e interativas favorecem a aprendizagem significativa e podem ser uma alternativa eficaz ao ensino tradicional de Química, especialmente quando articuladas com temas do cotidiano, como a alimentação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordcomposição química dos alimentospt_BR
dc.subject.keywordaprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordaprendizagem mecânicapt_BR
dc.subject.keywordoficina temáticapt_BR
dc.subject.keywordensino de químicapt_BR
dc.subject.keyword2Chemical composition of foodpt_BR
dc.subject.keyword2Meaningful learningpt_BR
dc.subject.keyword2Rote learningpt_BR
dc.subject.keyword2Thematic workshoppt_BR
dc.subject.keyword2Chemistry teachingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Suiany Linhares de Oliveira.pdf802.76 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.