Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Vitória Kehl-
dc.date.accessioned2025-07-03T16:07:36Z-
dc.date.available2024-04-19-
dc.date.available2025-07-03T16:07:36Z-
dc.date.issued2024-04-11-
dc.identifier.citationARAUJO, Vitória Kehl. Jornalismo de moda nas redes sociais: uma análise da produção outdoor no Instagram do jornalista Gabriel Fusari. 2024. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4785-
dc.description.abstractThis work seeks to identify the main similarities and references between fashion journalism and the editorial concept of fashion magazines, used in the production of the Carousel format Outdoor content on journalist Gabriel Fusari's Instagram. And, in this way, understand the content creation process to build authority in the digital environment. For this, the study takes into account the fashion market, changes in the communication scenario through social networks, the characteristics of fashion journalism and magazines, and the content production carried out by those who exercise "digital influence". From the collection of the eight editions of the Outdoor content published from August to December 2023, the content analysis method proposed by Bardin (1977) was used. This method consists of systematically examining content to understand patterns and trends, identify themes, categories, meanings, and representations present in the collected data. Additionally, this study included an in-depth interview with the journalist to understand the interviewee's perspective on his content production routine and expected results. The analysis revealed that the editions of the Outdoor format, after the implementation of a new editorial format, prioritized content related to Celebrity and Trends topics. This observation suggests a shift in focus in the journalistic approach of the product, focusing more strongly on themes involving prominent figures in fashion and the latest trends and developments in the market. These results highlight the importance of adapting content formats to market transformations to maintain readers' relevance and interest.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-05-19T15:34:54Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Vitória Kehl Araujo.pdf: 2569838 bytes, checksum: 33b56ad90f69a4cdbeadf030da455401 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-07-03T16:07:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Vitória Kehl Araujo.pdf: 2569838 bytes, checksum: 33b56ad90f69a4cdbeadf030da455401 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-03T16:07:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Vitória Kehl Araujo.pdf: 2569838 bytes, checksum: 33b56ad90f69a4cdbeadf030da455401 (MD5) Previous issue date: 2024-04-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleJornalismo de moda nas redes sociais : uma análise da produção outdoor no Instagram do jornalista Gabriel Fusaript_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Nealla Valentim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174286634881540pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Nealla Valentim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174286634881540pt_BR
dc.contributor.referee2Luiz, Thiago Cury-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5117776761246028pt_BR
dc.contributor.referee3Lellis, Mirian Barreto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8657923317240175pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca identificar as principais semelhanças e referências do jornalismo de moda e o conceito editorial das revistas de moda, utilizados na produção do conteúdo Outdoor realizado em formato carrossel no Instagram do jornalista Gabriel Fusari. E, dessa forma, compreender o processo de criação de conteúdo para construção de autoridade no ambiente digital. Para isto, o estudo leva em consideração o mercado da moda, as mudanças no cenário de comunicação por meio das redes sociais, as características do jornalismo de moda e de revista, e a produção de conteúdo realizada por aqueles que exercem “influência digital”. A partir da coleta das oito edições do conteúdo Outdoor publicadas no período de agosto a dezembro de 2023, utilizou-se o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977). Esse método consiste em examinar o conteúdo de forma sistemática para compreender padrões e tendências, identificar os temas, as categorias, os sentidos e as representações presentes nos dados coletados. Além disso, este estudo contou com uma entrevista em profundidade com o jornalista, para compreender a perspectiva do entrevistado sobre sua rotina de produção de conteúdo e os resultados esperados. A análise revelou que as edições do formato Outdoor, após a implementação de um novo formato editorial, priorizaram conteúdos relacionados às matérias de Celebridades e Tendências. Esta observação sugere uma mudança de foco na abordagem jornalística do produto, direcionando-se mais fortemente para temas que envolvem figuras proeminentes da moda e as últimas tendências e novidades do mercado. Esses resultados destacam a importância de adaptar os formatos de conteúdo as transformações do mercado, para manter a relevância e o interesse dos leitores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programJornalismo - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.subject.keywordJornalismo de modapt_BR
dc.subject.keywordRevistapt_BR
dc.subject.keywordInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subject.keywordInstagrampt_BR
dc.subject.keywordGabriel Fusaript_BR
dc.subject.keyword2Fashion journalismpt_BR
dc.subject.keyword2Magazinept_BR
dc.subject.keyword2Digital influencerspt_BR
dc.subject.keyword2Instagrampt_BR
dc.subject.keyword2Gabriel Fusaript_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Jornalismo

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Vitória Kehl Araujo.pdf2.51 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.