Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeloso, Natália Mota-
dc.date.accessioned2025-07-07T12:53:51Z-
dc.date.available2024-11-17-
dc.date.available2025-07-07T12:53:51Z-
dc.date.issued2024-11-08-
dc.identifier.citationVELOSO, Natália Mota. A comunicação da extrema direita nas redes sociais: uma análise do perfil de Jair Bolsonaro no TikTok nas eleições de 2022. 2024. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4810-
dc.description.abstractThis research examines the extreme right's communication strategies on social media, with a specific focus on Jair Bolsonaro's campaign on TikTok during the 2022 presidential elections. Based on the videos published by the candidate on his profile on the platform during the electoral period, we carried out a content analysis of these materials to identify the topics covered and the types of content presented in the campaign. The work discusses the role of social media platforms in the growth of far-right populist leaders and in the adaptation of their speeches based on the emergence of new digital spaces, such as Tik Tok. From the analysis of the published videos, an adaptation of the way in which far-right speech was transmitted in the digital environment was observed, using resources such as humor and the use of sounds and trends coming from TikTok.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-05-21T13:18:55Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Natália Mota Veloso.pdf: 19201504 bytes, checksum: 21d12982a3e76996aaf1fcd7b0371fc7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-07-07T12:53:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Natália Mota Veloso.pdf: 19201504 bytes, checksum: 21d12982a3e76996aaf1fcd7b0371fc7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-07T12:53:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Natália Mota Veloso.pdf: 19201504 bytes, checksum: 21d12982a3e76996aaf1fcd7b0371fc7 (MD5) Previous issue date: 2024-11-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA comunicação da extrema direita nas redes sociais : uma análise do perfil de Jair Bolsonaro no TikTok nas eleições de 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Bruno Bernardo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7417510546389019pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Bruno Bernardo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7417510546389019pt_BR
dc.contributor.referee2Luiz, Thiago Cury-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5117776761246028pt_BR
dc.contributor.referee3Monteiro, Willian-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3273586541595946pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa examina as estratégias de comunicação da extrema direita nas redes sociais, com foco específico na campanha de Jair Bolsonaro no TikTok durante as eleições presidenciais de 2022. A partir dos vídeos publicados pelo candidato em seu perfil na plataforma durante o período eleitoral, realizamos uma análise de conteúdo desses materiais para identificar quais foram os temas abordados e os tipos de conteúdo apresentados na campanha. O trabalho discute o papel das plataformas de mídia social no crescimento de líderes populistas da extrema direita e na adaptação dos seus discursos a partir do surgimento de novos espaços digitais, como o Tik Tok. A partir da análise dos vídeos publicados, observou-se uma adaptação da forma de transmissão do discurso da extrema direita no ambiente digital, a partir de recursos como humor e uso de sons e tendências virais do TikTok.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programJornalismo - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.subject.keywordTikTokpt_BR
dc.subject.keywordExtrema direitapt_BR
dc.subject.keywordRedes sociaispt_BR
dc.subject.keywordJair Bolsonaropt_BR
dc.subject.keywordEleiçõespt_BR
dc.subject.keyword2TikTokpt_BR
dc.subject.keyword2Far rightpt_BR
dc.subject.keyword2Social mediapt_BR
dc.subject.keyword2Jair Bolsonaropt_BR
dc.subject.keyword2Electionpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Jornalismo

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Natália Mota Veloso.pdf18.75 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.